Testemunho – Missão Porta-a-Porta. Tiago Borges

Testemunho - Missão Porta-a-Porta. Tiago Borges

“Maria dirigiu-se apressadamente…”

Durante minha caminhada com Deus por diversas vezes Ele me revelou o seu amor. Esta verdade do amor misericordioso de Deus transformou minha vida, e a cada dia ao progredir nesta graça percebo que muito tenho a experimentar. São Paulo na carta aos Efésios 3,18 nos diz que este amor é profundo, largo, alto, e que excede todo conhecimento racional. Assim, ao longo de nossa história, nós devemos mergulhar neste mistério afim de ser plenificado dele.

A experiência missionária consiste basicamente em anunciar este amor às pessoas. O mundo de hoje vive amargurado e no desamor. É missão daqueles que experimentaram da graça de Deus tornar este amor conhecido. De fato, a Virgem Maria é exemplo singular desta verdade. Ela após viver o seu encontro com Deus, apressadamente se dirigiu até a sua prima Isabel para testemunhar o poder da Palavra de Deus, e ser para ela Presença de Deus. Impulsionada pelo Espírito Santo, e movida pelo amor, ela não encontrou dificuldades para anunciar as maravilhas que o Senhor realizou nela.

É movido por este amor que também nós da Comunidade Católica Presença dissemos sim a Deus para ser e levar a Presença de Deus no meio do povo. Somos missionários porque vivemos um encontro pessoal com o amor de Deus, e não podemos guardar esta graça somente para nós. O amor de Deus nos impele. E não se trata de uma obrigação, mas é uma alegria, uma graça poder tornar conhecido aquilo que um dia encheu a nossa vida de sentido e nos tirou da amargura e do desamor.

Nos últimos meses tivemos a oportunidade de realizar algumas missões de visitas porta-a-porta. Um serviço simples, mas ao mesmo tempo exigente. Uma missão divina, e concomitantemente, humana ao extremo. Um chamado a entrar na vida da pessoa, e permitir ser instrumento de restauração e transformação. Algumas experiências nos marcam com maior evidência. Relato um fato em que ao entrar numa casa, fomos recebidos por uma jovem de 24 anos paralisada numa cama a 4 anos devido a um incidente em sua vida. Diante dela, nossas palavras preparadas perderam força. Ficamos sem palavras. Mas ao mesmo tempo pudemos orar com ela e ser Presença de Deus em sua vida. Naquele dia pudemos levar esperança pela Palavra anunciada.

Em contrapartida, saímos evangelizados pelo testemunho daquela jovem. Uma palavra nos marcou: “a única coisa que eu gostaria de fazer era poder lavar um prato na pia”. Ao ouvir isto meditamos sobre o valor que temos que dar às pequenas coisas, e saber aproveitar as oportunidades que Deus nos oferece para doar nossa vida.

Realizar uma obra de amor como esta enche a nossa vida de sentido. Existe uma multidão à espera do anúncio do Evangelho. Um povo sem esperança e motivo para viver. Nosso Senhor conta conosco para que o seu amor seja conhecido por todos. Não existe nenhuma realidade a qual o amor de Deus não seja capaz de tocar e transformar. Ser missionário é experimentar isto no cotidiano de nossa missão. Apressadamente, como Maria, devemos nos colocar a caminho. Ser e levar a Presença de Deus que é fonte de bênçãos no meio do povo é uma grande graça, pois é a oportunidade de ver e tocar no Reino de Deus acontecendo na vida das pessoas.

Venha você também viver esta experiência conosco.

Tiago Borges da Silva

Missionário da Comunidade Católica Presença

Mais Recentes

CELEBRAR CATARINA DE SENA

Celebrar, vem do Latim CELEBRARE, “honrar, fazer solenidade”, é este o culto que queremos fazer neste dia a Santa Catarina de Sena.