Ano Novo! Vida Nova! O que podemos melhorar?

2015 chegou! Certamente você tem planos para este ano. Algo que não concluiu, projetos novos. Talvez você inicia o ano já cansado, situações sem resolver, difíceis de administrar.

O fato é que 2015 chegou! Quero refletir o Evangelho de Mateus: “ninguém põe um remendo de pano novo em uma veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. Ninguém se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conversam”. (Mateus 9, 16-17)

O que esta palavra significa para nós? As vestes velhas podem ser: nossa vida envelhecida pelas murmurações, tristezas, pecado, cansaços diários, desânimo, desespero, situações que nem acredito mais em mudança. E o que seria colocar pano novo nessas vestes velhas? Seria colocar a novidade de Deus nessa realidade acomodada. Eu não posso pensar em pegar uma porção de alegria e remendar minha tristeza. Eu não posso pegar uma porção de consolo para remendar meu desespero. É necessário deixar que o autor da alegria, do consolo, da esperança, do ânimo, do ardor chegue primeiro. Esse autor é Deus! Se Ele não chegar primeiro, minhas guerras interiores permanecem. Quando sinto a presença de Deus, sinto a paz, porque tenho a certeza que Ele está comigo independente do que eu vivo. Para receber e conservar a nova doutrina de Jesus, torna-se necessário conciliar uma alma nova e um coração novo.

O vinho novo pode destruir o que resta do odre velho. Com certeza, neste ano tem muitas novidades de Deus para você, mas se continuarem os mesmos pensamentos, as mesmas ideias fixas, o mesmo desânimo, o mesmo comodismo, não estou dando espaço para o “novo” de Deus em minha vida. A realidade divina é sempre uma novidade para nós, pois Deus não se esgota. Tudo nele é infinito: o amor, a bondade, a realeza, o poder.

Precisamos permitir que neste ano novo, nossa vida seja renovada pela presença de Deus. Saiba que se você olhar para dentro de si, não vai encontrar somente bagunça. Você encontrará alguém que pode transformar sua vida. Sabe de quem eu estou falando? Você vai encontrar o Espírito Santo! Deixe-se conduzir pelo Espírito Santo. Ele te ensina a descobrir as novidades de Deus. Ele te ajuda a organizar aquilo que são desordens em sua vida. As vestes novas e os odres novos são dados pelo Espírito Santo. Então, que tal sermos mais amigos d’Ele?

Pense nisso. Na próxima edição, continuo. Podemos aprender a andar conforme o Espírito Santo ensina.

Lucimar Maziero

Fundadora da Comunidade Católica Presença

Mais Recentes

CELEBRAR CATARINA DE SENA

Celebrar, vem do Latim CELEBRARE, “honrar, fazer solenidade”, é este o culto que queremos fazer neste dia a Santa Catarina de Sena.