Juventude X Rosário

JUVENTUDE X ROSÁRIO

“Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo”. João Paulo II

O jovem vive numa busca da verdade, querendo compreender e desvendar o que de fato ela é, vivendo novas experiências, sem se dar conta muitas vezes do perigo que está correndo.

Sou jovem e acredito que como todo jovem também tenho meus medos, incerteza e principalmente questionamentos sobre o futuro. Mas, afirmo a vocês caro leitores, é na intimidade com Nossa Senhora através do santo rosário que encontro às respostas que procuro no silêncio e abandono.

O rosário é uma oração simples e poderosa, grandes santos de nossa igreja declararam sua devoção a Nossa Senhora, dentre todos eles um que é bem atual, e que, quando falamos sobre juventude e rosário, já trazemos a memória, é o saudoso São João Paulo II. O “Papa da juventude”, que nos ensinou a não termos medo, de nos decidirmos por Cristo, com o lema de seu pontificado TOTUS TUS. Mostrava para o mundo todo a companhia certa que deveríamos levar nos caminhos desta vida, pois com Maria afrente nada podemos temer.

Nos jovens precisamos aprender a desacelerar um pouco e saber que a direção é mais importante que a velocidade, por isso a importância de meditarmos os mistérios de nossa redenção em cada contemplação do Santo Rosário, pois somos introduzidos na vida de Cristo e nele vamos descobrir a verdade. Maria gerou Cristo para o mundo, trouxe em seu ventre santo o Rei dos reis, o Filho de Deus, e também deseja gerar em seu ventre todos os jovens, para assim levantar uma juventude santa para a Igreja e sociedade.

Se prestarmos atenção nas Sagradas Escrituras, veremos que até antes dos 30 anos de idade, Jesus teve uma vida oculta com sua família em Nazaré, curiosamente toda sua juventude esteve sob os olhares de sua Mãe a Virgem Maria, soube ser submisso mesmo sendo Deus! É hora juventude, de nos colocar em oração e aprendermos a comtemplar cada mistério, onde iremos passar por todos os momentos da vida de Jesus e vendo em cada Ave Maria a alegria que brota no coração, pela providência de termos uma mãe que cuida de cada filho seu, amparando e cuidando em todas as suas necessidades.

Maria é bendita entre todas as mulheres, e todas as gerações hão de proclamar bem aventurada, é hora de proclamar também neste tempo nossa gratidão e deixar que a Mãe de Deus e nossa nos eduque, nos forme e nos ame. É hoje e agora! Não devemos ter vergonha de assumir a nossa filiação junto a Maria, nem tão pouco de rezar o terço pelas ruas da nossa cidade, pois ele é a arma do cristão católico.

Escrevendo esse artigo, recordei-me quando ainda estava aprendendo a rezar o terço. Não sabia contemplar os mistérios, só sabia as orações e jaculatórias, mas isso não me fez desanimar, pelo contrario, fiz o propósito de rezar todos os dias o rosário e foi então que aprendi a contempla-lo, o meu coração precisava e eu não entendia. Acendeu dentro de mim um desejo enorme de propagar aos meus amigos a experiência que estava tendo com o rosário e com nossa senhora através da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sentia a leveza em minha alma, era as mãos da minha Mãe me acariciando.

Juventude nós somos o rosto da igreja, precisamos que através de nós outros jovens também queiram viver essa experiência. Não vamos perder tempo, vivamos cada segundo de nossa vida, em Deus e com Maria, sejamos o Sal da Terra e Luz do mundo, assumindo como Leigo (a) atuante e servindo na nossa paróquia.

Que Nossa Senhora os proteja com seu manto sagrado toda juventude, e com Ela poder um dia chegar à glória celeste. Amém.

Mais Recentes

CELEBRAR CATARINA DE SENA

Celebrar, vem do Latim CELEBRARE, “honrar, fazer solenidade”, é este o culto que queremos fazer neste dia a Santa Catarina de Sena.