Quem quiser ser o primeiro deve ser o último!

O Senhor nos ensina através do seu evangelho de hoje “ Quem quiser ser o primeiro deve ser o último”. Ou seja, o servidor de todos! Porém, a humildade não acontece em um estalar de dedos e é na primeira leitura de Eclesiástico 2,1-13, que encontramos um itinerário para alcançar a humildade.

Primeiramente se entramos para o serviço do Senhor prepara a tua alma para a provação. Todos os povos, raças e crenças passam por provações. Está não é uma realidade exclusiva do Cristão. O que é próprio do ser cristão é a maneira de passar pela provação. Por isso, o Senhor nos recomenda. Prepara a tua alma para a provação!  Pois o cristão não pode ser um murmurador nas horas difíceis da vida, mas abraçar a provação, assim, como o fogo que purifica o ouro.

Mas como Cristo se preparou para a provação? No orto das oliveiras, suando sangue, enquanto seus amigos dormiam. Não é fácil, mas encontramos na primeira leitura alguns passos para a humildade:

  • 1° passo: Manter firme o coração e ser constante ouvindo as palavras de inteligência;
  • 2° passo: Suportar as demoras de Deus com paciência;
  • 3° passo: Aceitar tudo o que te acontece.

Se encontrarmos dificuldades para suportar as provações, somos convidados a interrogar os antepassados e ver quando foi que o Senhor não nos socorreu. Nunca Ele nos abandonou! Na comunidade, em nossa vocação somos convidados a interrogar e olhar para a vida dos mais velhos que sejam firmes e constantes que já passaram por muitas provas e não para aqueles que percebemos que apenas murmuram em seus afazeres, trabalho, missão, família, etc… para não corrermos o risco de se aliar as murmurações e perdermos a alegria da vocação. Portanto vamos viver hoje esses três passos que o Senhor nós ensinou.

Deus te abençoe

Daniele Batista Ramos

Missionária da Comunidade Católica Presença

Mais Recentes

IRMÃ DULCE SERÁ CANONIZADA

No dia 13 de maio de 2019, o Santo Padre Francisco recebeu o Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas