Sínodo da Amazônia será realizado de 6 a 27 de outubro

Datas foram anunciadas hoje pela secretaria-geral do Sínodo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica será realizada de 6 a 27 de outubro de 2019, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira, 25.

O comunicado é da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, órgão que organiza as assembleias sinodais. O tema desta próxima assembleia é “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

O Sínodo foi convocado pelo Papa Francisco em 2017. Na época, ele explicou que esta reunião discutirá novos métodos para que a palavra do Evangelho chegue a esta porção do Povo de Deus comumente esquecida.

“O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”, disse Francisco.

Desde o anúncio, iniciou-se o a preparação da Assembleia Sinodal, com várias reuniões e encontros. Também já foi elaborado um documento preparatório, por um conjunto de especialistas da América Latina e de Roma, documento a partir do qual teve início o processo de escuta na região Pan-Amazônia.

Concluída essa primeira fase de escuta no último dia 28, será preparada uma síntese das discussões, que segue para Roma, para o conselho pré-sinodal, e até maio será elaborado o novo documento que será entregue aos padres sinodais. Por fim, de maio a outubro inicia-se a última fase, em que os bispos poderão estudar, fazer consultas a especialistas, para que possam se preparar para o Sínodo.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt.html

Mais Recentes