MISSÃO SANTA ROSA DO PURUS – AC

Graça e paz,

Neste mês dedicado às missões, nós da Casa de Missão da Comunidade Presença de Santa Rosa do Purus, localizada no Estado do Acre, gostaríamos de partilhar um pouco do quanto Deus tem realizado nesta terra de missão, por meio do Carisma Presença.

Neste ultimo dia 03 de Setembro, celebramos três anos da presença da Comunidade Católica  Presença no Acre, e foram muitas descobertas, desafios e mudanças na vida dos missionários que aqui estiveram e estão, mas também na vida do povo de Santa Rosa que nos acolheu calorosamente.

Um povo simples e acolhedor, sedentos do amor de Deus. Uma cidade incomum, isolada pela grande Floresta Amazônica, abandonada pelos poderes públicos, mas nunca abandonada por Deus. Aqui tem Presença! Uma população com um pouco mais de 5.000 habitantes, cuja maioria é de etnia indígena, destacando-se duas: Kulinas e Kaxinawás. Por ser uma cidade isolada, como mencionado acima, o transporte utilizado para se chegar aqui é avião, ou barco (pelo Rio Purus que desagua no Rio Amazonas), pois ainda não possui estradas.

Foi aqui que Deus também plantou o Carisma Presença, e desejou que quatro missionários deste Carisma viessem para cá, para amar a Ele como nunca havia sido Amado neste povo.

O perfil da Casa de Missão de Santa Rosa, é um pouco diferente das outras Casas de Missão da Comunidade em outros estados, devido a grande dificuldade de vocações sacerdotais nesta região, são os próprios missionários leigos consagrados que administram a Quase Paróquia na cidade. A padroeira desta quase paroquia é Santa Rosa de Lima. Santa da mesma congregação da patrona da Comunidade Presença, Santa Catarina de Sena. Muita providencia não é?!

O administrador da Quase Paroquia Santa Rosa de Lima é o missionário consagrado Paulo Sérgio, leigo casado com Maria Eridan, também missionária da Comunidade Católica Presença. A Quase Paróquia Santa Rosa de Lima possui três comunidades na cidade, Santa Rosa de Lima (matriz), São Francisco e São José, oito comunidades rurais brancas – Santa Helena Nova, Santa Helena Velha, Boca do Furo, Marinho, Boca do Xandre (Extrema), Mamoriá, Balbino e Povi – e várias aldeias indígenas de etnias Kaxinawás, Kulinas, entre outras. O trabalho da Comunidade Presença nesta Quase Paróquia se concentra nas três comunidades da cidade. Nas comunidades rurais e aldeias são feitas de 1 a 2 visitas por ano, devido serem viagens longas de barco pelo Rio Purus, durando em média de 2 dias a 1 semana, e gastos elevados de combustível e mantimentos.

Os trabalhos realizados pela Comunidade na Quase Paróquia são:

O Projeto Recanto Pastorinho, com as crianças na idade de cinco a doze anos, acontecendo nas terças e quintas-feiras pela manhã e a tarde, e aos Sábados pela manhã. As oficinas realizadas são: Artesanato, Reforço Escolar, Dança, Musicalização, Esportes e Coral;

Outro projeto que aplicamos nesta missão é o Quidditas, que atinge os adolescentes com idade de doze a quinze anos, um projeto que abrange o resgate da essência de filhos amados de Deus, com temas sobre Identidade, Sexualidade, Espiritualidade e Doutrina da Igreja. É realizado aos Sábados à tarde.

A Quase Paroquia também possui o Grupo de Oração para Jovens, que acontece às sextas-feiras. Encontro para as famílias que acontece no segundo sábado do mês. Encontro de Casais com Cristo (ECC) que se reúnem uma vez por mês pelos temários respectivos. Temos também a Pastoral da Criança onde todo mês temos Celebração da Vida e pesagem das crianças cadastradas;

Toda a formação da Catequese, de Perseverança e de Batismo, para receberem os Sacramentos de Batismo, 1ª Comunhão e Crisma é realizado por nós missionários.  Os batizados são feitos todos os meses, com uma formação aos padrinhos e pais na cidade de Santa Rosa do Purus. Nas comunidades rurais são feitas 1 a 2 vezes por ano. Com autorização do Bispo da Diocese de Rio Branco os Batizados são feitos pelo missionário Paulo Sergio.

Todas as atribuições de secretariado como documentações de batistérios, documentações de casamentos, cópias de documentos, escrever no Tombo da Quase Paróquia, pedidos de encomendas online, acesso a e-mails da Quase Paróquia, impressão de contas a pagar, transferências bancárias, pagamentos online, também são feitos por nós missionários.

Com espiritualidade mariana, e sendo Nossa Senhora das Graças a Madrinha das Vocações Presença, não poderia faltar em nossa Casa de Missão um momento junto à Mãe de Deus e nossa. A Quase Paróquia tem todas as segundas-feiras a noite o Terço dos Homens e o Terço das Mulheres.

Às quartas-feiras à noite temos a Celebração da Benção, que se trata de uma Celebração da Palavra com distribuição da Eucaristia, que no final, os missionários impõem as mãos sobre cada paroquiano e se rezam por eles pedindo a graça e a bênção de Deus em suas vidas.

Às quintas-feiras, na comunidade São Francisco, temos o Grupo de Oração São Francisco, de espiritualidade carismática, e na comunidade Santa Rosa acontece a reunião da Legião de Maria.

Toda primeira sexta-feira do mês tem a Celebração dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde também levamos os participantes a terem uma experiência com a devoção ao Sagrado Coração de Nosso Senhor.

Nesta Quase Paróquia, são realizados aos Domingos nas três comunidades da cidade a Celebração Dominical com distribuição da Eucaristia, uma pela manhã, uma pela tarde e uma pela noite. Uma vez ao mês vem um sacerdote de Rio Branco para celebrar Missas – consagrando partículas suficientes para o mês todo – e presidir casamentos e confissões.

Além de todos estes serviços e pastorais há também as festividades que a Quase Paróquia promove aos fieis.

As festividades dos Padroeiros das comunidades, começam sempre com a Novena em honra ao Santo, nas casas dos paroquianos, esta novena é distribuída em grupos e os missionários se dividem para auxiliá-los. São mais de 80 casas visitadas nos nove dias de novena. Posteriormente, acontece o Tríduo em honra ao Santo Padroeiro, com Celebração da Palavra, Apresentações Artísticas, venda de comidas e realização de Bingos.

Enfim, você percebeu que são muitas as atividades que os missionários desta missão tentam aplicar junto aos paroquianos? Isto se dá no intuito do crescimento da Igreja Amazônica que se fortalece na graça de Deus, e leva o povo acreano a descobrir que a Presença de Deus está nestas terras, e deseja estar no coração de cada um que aqui reside.

Rezem por esta missão!

Rezem pelos missionários!

Rezem pela Igreja Amazônica de Santa Rosa do Purus!

 

 

Paulo Sérgio Venâncio,

 Maria Eridan de Lima Venâncio,

Chirley Queiroz Barbosa,

Lisa Galdino Sant’Ana.

Missionários da Comunidade Católica Presença – Missão Santa Rosa dos Purus

Mais Recentes

MISSÃO BREVES – PA

Olá irmãos, graça e paz!! Com muita alegria nós da Comunidade Católica Presença – Missão Breves (Arquipélago do Marajó – PA), queremos

MISSÃO MELGAÇO – PA

  Graça e paz, É com muita alegria que podemos partilhar da missão em que exercemos na Cidade de Melgaço no Estado