SÃO JOSÉ, MODELO DE HOMEM JUSTO E FIEL

Logo no início do Novo Testamento, São José é apresentado a nós, e São Mateus o relata como “Homem Justo” (MT 1,19).

Antes de se casarem, aconteceu que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, porém José que era justo e não querendo difamar Maria, resolveu rejeitá-la secretamente. Aqui temos um ponto de atenção importante, pois olhando na razão humana e lógica do seu tempo, José teria o “direito” de não mais casar-se com Maria, pois ela havia ficado grávida de um filho que não era dele. José até tinha seus motivos justos para não a aceitar, porém enquanto pensava sobre isso, eis que o anjo lhe apareceu em sonho e lhe disse para aceitar Maria, pois tudo aquilo era ação do Espírito Santo.

José recebe Maria como sua esposa, e a partir daí podemos enxergar cada vez mais nitidamente a HONRADEZ e a GRANDEZA deste homem. Aceita fazer a vontade de Deus acima de qualquer coisa. Cuida de Maria e do menino Jesus. É tão íntimo de Deus que o anjo lhe visita outras vezes e o orienta a fugir para o Egito, e depois voltar.  E assim José fez para proteger sua família, que era também a Família de Deus.

O mundo nos apresenta vários modelos do que não ser, inclusive forçando que sejamos “machos” em vários momentos, porém, macho qualquer animal é. O fato é que o mundo precisa de HOMENS de verdade, a exemplo de São José.

A masculinidade no mundo está ferida pelo pecado, e para que sejamos curados, restaurados, e voltemos a refletir a força e o poder de Deus, São José intercede por nós diante de Jesus.

Como o Guardião das Vocações Presença, e assim da minha vocação como missionário, esposo e pai, é em São José que busco moldar meu caráter como homem e filho de Deus, pois ele soube salvaguardar a Sagrada Família como Deus planejou.

Deus te abençoe!

 

Ernandys Alves Reis

Missionário da Comunidade Católica Presença

 

Mais Recentes