05 Dicas para Regressar ao Coração

Um dos trechos do evangelista Mateus sugere um ponto alto de reflexão para as nossas vidas. Em Mateus 6, 21 diz: “Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”. Este trecho coloca-nos no parâmetro que muitas vezes o nosso coração está distante da centralidade da divina vontade, e que em algum momento da história perdemos o nosso tesouro olhando para apenas os benefícios terrestres.

Na encíclica sobre o Sagrado Coração de Jesus o Santo Padre o Papa Francisco nos coloca dentro de um grave perigo que estamos expostos por estar com o nosso coração longe; o perigo de sermos desorientados da nossa centralidade por não saber onde está o nosso coração. Mediante as atividades do dia e a rotina agitada podemos ter uma inclinação de criar uma consciência, a consciência que talvez nos falta coração e que é preciso regressar a voltar a falar a partir do coração.

E a pergunta que poderíamos fazer é: como regressar ao coração?

01 Dica – Saia do individualismo doentio – olhe as dores de muitas pessoas que estão a sua volta. Olhar e ter compaixão das aflições do outro faz com o que nosso coração seja revigorado a caridade fraterna. O individualismo é uma traça que corrói o coração. 

02 Dica – Fale a partir do coração – é bem verdade que muitos de nós utiliza o pensamento antes de falar, mas que tal fazermos o propósito também de ouvir o coração antes de falar. Cresça na escuta do coração.

03 Dica – Agir a partir do coração – Agir com o coração significa viver e tomar decisões guiado pelo amor, pela compaixão e pela sinceridade. É agir com empatia, ouvindo os bons sentimentos. No contexto cristão, agir com o coração está diretamente ligado ao amor de Deus e ao Evangelho. Significa deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, buscando sempre a verdade, a caridade e o bem do próximo.

04 Dica – Amadureça, alargue o seu coração – Nosso coração precisa passar pelo crivo de se expandir, crescer no acolhimento. Amadurecer o coração significa crescer na capacidade de amar de forma verdadeira, equilibrada e generosa. É um processo que envolve autoconhecimento, fé e prática constante das virtudes cristãs.

05 Dica – Cure o seu coração – tenha a determinação em reconhecer as feridas da sua história e principalmente os desdobramentos destas feridas que trazem profundas marcas em quem somos na nossa atualidade. O remédio do amor que emana do lado aberto de Cristo precisa ser passado em nossas feridas atuais e que aconteceram ao longo da história.

Só o coração pode acolher e dar refúgio, por isso é necessário saber onde está o nosso coração e após fazer esta análise regressar à centralidade do nosso coração e ao Sagrado Coração de Jesus. É preciso afirmar que temos um coração e que o nosso coração coexiste com outros corações.

Oração ao Sagrado Coração:

Meu Sagrado Coração de Jesus, em vós deposito toda confiança e esperança. Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do Universo, Sois o Rei dos Reis, Vós que fizeste o cego ver, paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar.

Vós que vedes as minhas aflições, as minhas angústias, bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça: (pede-se a graça com fé); a minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver, só de Vós espero com fé e confiança; (pede-se novamente a graça).

Fazei, Sagrado coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, dentro de nove dias, alcance está tão grande Graça; e para Vós agradecer, divulgarei esta Graça para que os homens, aprendam a ter fé e confiança em Vós; iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus, assim como esta luz está nos iluminando e testemunhando a nossa conversa. Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós, Sagrado Coração de Jesus, aumente ainda mais a minha fé. Amém


Escrito por Marília Siqueira – CCP