Quem Somos

A Comunidade Católica Presença, é uma associação privada de fiéis católicos, cuja forma de vida comunitária se enquadra naquilo que se conhece na Igreja como “Novas Comunidades”, um dos numerosos frutos do Concílio Vaticano II. Oriunda do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica, a Comunidade Presença faz parte dessa corrente de graça e é uma expressão dela.

Foi fundada no ano de 1996, pela leiga Lucimar Maziero, a partir de um chamado de Deus. 

Nascida na Igreja e para servir a Igreja, a Comunidade Católica Presença recebeu como carisma e missão “ser e levar a Presença de Deus no meio de seu povo como fonte de bênção”. União, Restauração e Consagração formam o tripé que sustenta a nossa obra. Nossa Senhora das Graças é a mãe das nossas vocações e seu esposo São José, o guardião. Nossa patrona é Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja, cujos ensinamentos nos inspiram e com ela aprendemos a fidelidade a Santa Mãe Igreja. O lema que nos impulsiona a ser e levar a Presença de Deus é: “Se fordes aquilo que deveis ser, levareis fogo ao mundo inteiro” (Santa Catarina de Sena).

Somos uma comunidade de vida e aliança. Vivemos da Divina Providência, contando com doações e ajuda financeira dos sócios para a manutenção da obra. Nossa comunidade acolhe todos os estados de vida, pessoas chamadas ao celibato, ao matrimônio ou ao sacerdócio. A Comunidade vive a experiência de conviverem juntos homens e mulheres, rapazes e moças, de forma sadia e bela, segundo os conselhos evangélicos da castidade, pobreza e obediência. A vida de oração pessoal, comunitária e o trabalho fortalecem a nossa vida fraterna. Nossa espiritualidade é marcada pela devoção mariana e intensa experiência com a pessoa do Espírito Santo. Somos uma comunidade missionária, que além de realizar ações missionárias, também possui outras Casas de Missão no país. De forma geral, evangelizamos através da pregação da Palavra de Deus em retiros e encontros de evangelização, formações, missões populares, atendimento de oração e aconselhamento para casais, jovens, adultos e crianças, missões populares, projetos sociais com crianças, comunicação e arte. No dia 29 de Abril de 2012, com grande alegria, recebemos de nosso bispo, D. David Dias Pimentel, o reconhecimento diocesano dos nossos estatutos.

História

No ano de 1996, a jovem Lucimar Maziero, aos 23 anos, buscando discernir melhor a vontade de Deus para a sua vida, vai passar uns dias em oração na Comunidade Canção Nova. Inicialmente, ela pensava que o Senhor a chamava para fazer parte daquela comunidade. Ao final desses dias de retiro, participando de uma missa presidida pelo Monsenhor Jonas Abib, Lucimar pediu uma benção especial para ele, pedindo que compreendesse a vontade Deus. Ao final da benção, Pe Jonas juntou as suas mãos e disse-lhe: “O Senhor hoje coloca um presente em suas mãos, não se apresse abri-lo!”.

Voltando para São José do Rio Pardo, durante um ano, Lucimar e mais alguns jovens e casais que partilhavam do mesmo anseio de vida fraterna e missionária, passaram a encontrar-se periodicamente, além do Grupo de Oração, para momentos de oração, partilha e intercessão. Nesse período, associado às intensas atividades apostólicas e fraternas, foram percebendo as confirmações de que o Senhor estava suscitando uma nova forma de vida comunitária.

Passado esse período de maturação, no ano de 1999, Lucimar juntamente com mais alguns desses membros, iniciaram a Comunidade Católica Javé Chammá (nosso nome de 1996 a 2013), no formato de Comunidade de Aliança, ou seja, cada um continuava residindo em suas próprias casas com suas famílias, continuavam com seu trabalho e atividades cotidianas, e durante a semana e finais de semana partilhavam de alguns momentos comuns de oração, fraternidade, formação e apostolado.

No ano de 2002, após uma forte confirmação de Deus, Lucimar, juntamente com mais duas jovens, passam a viverem juntas em uma mesma casa comunitária, iniciando o primeiro grupo que daria forma ao que chamamos hoje de Comunidade de Vida,

A partir de então, a Comunidade Católica Presença, começa a notavelmente a se expandir. Começam a aparecer vocações a esse novo carisma, e posteriormente é organizado um acompanhamento vocacional para esses candidatos, e também se inicia a definição de apostolados específicos da Comunidade.

Em 2008, após, ter residido em diversas casas, a Comunidade passa ter a sua própria Casa Comunitária, intitulada de Casa Mãe da Comunidade, localizada no Sítio Cidade Nova, na entrada da cidade de São José do Rio Pardo, onde vive grande parte de seus membros e a fundadora.

A Comunidade Católica Presença também possui outras duas Casas de Missão, a mais antiga está localizada na Prelazia do Marajó/Pará, na cidade de Melgaço, à convite de Dom Luiz Ascona e a outra Casa de Missão está presente na Cidade de Marabá, também no Estado do Pará.

No ano de 2012, 10 anos depois do início da Comunidade de Vida, a Comunidade Católica Presença, recebe das mãos do Bispo Diocesano Dom Davi Dias Pimentel, o reconhecimento canônico de seus estatutos, aprovando a Comunidade Presença como Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano.

Em janeiro de 2014, acolhendo uma diretiva da Santa Sé sobre o termo Javé, o Conselho Geral da Comunidade, achou por bem alterar o nome Javé Chammá, para Presença. Pois o termo hebraico Javé Chammá significa o Senhor está lá, sendo assim, Presença se tornou o novo nome da Comunidade, impulsionando-nos com mais força a uma nova missão.