Perto do Tríduo Pascal , em que celebramos a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, partilhamos convosco 12 canções para meditar neste grande ato do amor de Deus. No final da lista há uma “faixa bônus” em que um padre, dando voz a Jesus, faz uma proposta emocionada.
1. Aqui está o Cordeiro – Filho aos 4 anos
Na Última Ceia, Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia, onde permanece visivelmente presente até hoje para “unir-se ao seu povo”, como diz o grupo Son By 4 . Cada vez que na Missa o sacerdote realiza a consagração, o sacrifício de Jesus Cristo na Cruz é renovado sacramentalmente.
2. In Persona Christi – Hesed
Com a Eucaristia, o Senhor instituiu também a Ordem Sacerdotal. Os Apóstolos foram os primeiros presbíteros da Igreja, e deles descende a cadeia de bispos, sacerdotes e diáconos que continua até hoje.
Chesed lembra o trabalho de todos aqueles sacerdotes corajosos, bons e santos. “Você pronuncia com meus lábios as palavras da sua boca e levanta em minhas mãos o mistério do seu corpo”, diz a canção.
3. No meu Getsêmani – María José Bravo
Depois da Última Ceia, Jesus pede aos seus discípulos, seus amigos, que o acompanhem acordado no Getsêmani. Porém, eles, vencidos pelo cansaço, adormecem.
“Torne meu Getsêmani fiel e desperto”, expressa o cântico, que nos convida a dedicar nossa atenção e talentos ao serviço do Senhor.
4. Cristo da madeira – P. Goyo Hidalgo
Jesus foi capturado, abandonado pelos amigos, julgado, condenado, humilhado, pregado na cruz e fez tudo para nos redimir do pecado.
Diante deste ato de amor, “apresento-me diante de ti de joelhos, Senhor, peço-te o milagre da salvação, trago-te as minhas tristezas e a minha dor, e em troca peço-te o meu perdão”, enfatiza esta canção.
5. Serva Sofredora – Inés de Jesús
“Servo sofredor, exaltado na cruz pelos pecados que carregou sobre si. Desfigurado, sedento de amor, implora ao homem que sacie a sede do coração”, reflete este comovente canto que transmite as dores de Cristo na Cruz e o desejo de imitar o sacrifício de Nosso Senhor.
6. Jesus das 7 palavras – P. Eduardo Meana
O sacerdote salesiano P. Eduardo Meana compôs este canto recordando as palavras de Cristo na Cruz e o que o Coração de Jesus viveu naquele momento.
7. Diário de María – Voz de Mónica Arroyo
A Virgem Maria sofreu aos pés da Cruz, vendo o seu Filho, a quem ela carinhosamente aconchegou quando criança, agonizar e morrer.
“O Diário de Maria” exprime os sentimentos da Virgem Dolorosa, que a Igreja penitente acompanha na espera das promessas do Senhor.
8. Diga-me – Oleiros
A letra desta canção desafia a própria vida à luz do sacrifício que Cristo fez na Cruz. Foi composto como se o próprio Jesus nos dissesse no Calvário: “Diga-me se você quer que eu morra, diga-me o que você pode fazer por mim, diga-me se você me ama como eu te amo”.
9. Ninguém te ama como eu – Martín Valverde
A Cruz representa o triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte. É a memória do amor do Pai para conosco e de Cristo, que deu a vida pelos seus amigos (Jo 15,13). Ninguém te ama como eu é uma música excelente para descobrir esse amor sacrificial no fundo de nossos corações, especialmente na Sexta-Feira Santa.
10. Ao contemplar você na Cruz – Atenas
Através deste canto descobrimos a nossa pequenez e a grandeza de Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós na Cruz. “Você se entregou para me dar uma nova vida e me resgatar”, diz a letra de Athenas.
11. Foi o próprio Deus
É um hino que nos permite meditar e aprofundar os mistérios do Tríduo Pascal, lembrando-nos a dedicação de Jesus na Cruz por cada um de nós.
12. “Se quiser, te acompanho no caminho”
É uma canção do Padre Eduardo Meana na qual somos encorajados a seguir em frente na vida e a ter Jesus como companheiro de nossa jornada. O videoclip, realizado pelo Boletim Salesiano da Argentina, mostra fotos da “Via Christi, Caminho de Jesus”, em que Cristo com a sua Cruz, morto e ressuscitado, aparece próximo da vida quotidiana do cristão.