200.000 ramos de oliveira distribuídos no Vaticano para o Domingo de Ramos

Por ocasião das celebrações da Semana Santa de 2025 no Vaticano, milhares de flores e plantas multicoloridas da Itália e da Holanda adornarão a Praça de São Pedro e a Basílica do Vaticano.

A organização e as criações artísticas serão da responsabilidade da equipe do Serviço de Jardins e Meio Ambiente da Direção de Infraestrutura e Serviços da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, em colaboração com aqueles que doaram plantas e flores. Especificamente, no Domingo de Ramos, 13 de abril, serão distribuídos 150 palmeiras e 200.000 ramos de oliveira, fornecidos pela Associação Nacional das Cidades Oleícolas da Região do Lácio, sob a coordenação do Dr. Antonio Balenzano, diretor nacional da Associação.

A distribuição de algumas “palmeiras fênix” – doadas pelo Caminho Neocatecumenal – será supervisionada pelo Sr. Marco Migliorelli, do Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Também haverá palmeiras tradicionais trançadas, fornecidas pela empresa individual Errico Grazia de Sanremo.

As grandes oliveiras, que serão colocadas perto das estátuas de São Pedro e São Paulo, aos pés do Pátio da Igreja e do Obelisco, serão cultivadas pela empresa de floricultura atacadista Flora Olanda, de Roma. Durante a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, as decorações florais serão fornecidas pelo Serviço de Jardins e Meio Ambiente, graças também às contribuições de professores de floricultura do Centro de Biotecnologia de Naklo e de um professor do Centro de Biotecnologia e Turismo de Novo Mesto, na Eslovênia. No domingo de Páscoa, 20 de abril, a Praça de São Pedro será decorada com milhares de flores e plantas cultivadas na Holanda.

As decorações serão fornecidas graças às generosas contribuições de floristas holandeses, em colaboração com a equipe do Serviço de Jardins e Meio Ambiente.


Informações: ZENIT