5 dicas para navegar com segurança na internet

Navegar pela internet tem suas facilidades, mas também armadilhas cada vez mais tecnológicas. Há 20 anos, em um mundo digital bem diferente do que vimos hoje em 2024, a União Europeia criou o Dia da Internet Segura. A data tem como objetivo construir uma internet mais positiva, com o uso consciente e responsável por todos que acessam a web.

Uma pesquisa realizada pela Proofpoint, especializada em cibersegurança, acordos que em 2023 mais de 70% das organizações brasileiras sofreram pelo menos um ataque de phishing , uma técnica de crime cibernético que usa fraude e engano para manipular as vítimas para que cliquem em links maliciosos ou divulgar informações pessoais privadas . No mundo, o número sobe para 80%, segundo o levantamento.

Qual a melhor forma de se comportar nas redes sociais? E quais dicas de segurança ao navegar pela internet? Aprenda 5 dicas:

Mantenha seu software atualizado

-se de que seu sistema operacional, navegador da web , antivírus e outros programas essenciais estejam sempre atualizados. As atualizações frequentes incluem correções de segurança que protegem contra vulnerabilidades conhecidas . Configure seu sistema para receber atualizações automáticas sempre que possível.

Use senhas fortes e diferentes para cada conta

Crie senhas robustas que incluam uma combinação de letras secretas, minúsculas, números e caracteres especiais. Evite usar informações pessoais óbvias, como nomes ou datas de nascimento. Além disso, não utilize a mesma senha para várias contas. Caso uma senha esteja comprometida, isso impedirá que o invasor acesse todas as suas contas. Considere o uso de um gerenciador de senhas para ajudar a criar e armazenar senhas complexas de forma segura.

Após a segurança estar reforçada, comece a desconfiar de:

Propostas extraordinárias

Preste atenção em mensagens de bancos oferecendo empréstimos e benefícios financeiros, ofertas de emprego com negociações altíssimas, propagandas de remédios e cosméticos milagrosos . Esses são apenas exemplos de propostas que os golpistas utilizam para obter informações sigilosas e aprender as vítimas.

Mensagens de desconhecidos

Quando desconhecidos enviam mensagens, por meio de WhatsApp, SMS ou redes sociais, é preciso ter cuidado com o conteúdo recebido, visto que as comunicações podem ser enganosas para obter benefícios, hackear contas ou até mesmo criar relacionamentos fictícios.

Ferramentas de inteligência artificial

As possibilidades de cometer golpes online oferecidas pela inteligência artificial são incontáveis, entre as mais famosas estão os deepfakes (ferramenta que faz ser possível trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes) , imagens falsas, áudios enganosos e mensagens bem escritas com teor fraudulento. Na era da IA, a necessidade de conscientização sobre os riscos nos ambientes digitais e o aumento do engajamento por uma internet segura se tornou essencial.


Fonte: TSE, Forbes, Olhar Digital