Mais da metade dos jovens consome redes sociais e outros aplicativos entre meia noite e cinco da manhã.
Crianças e jovens estão cada vez mais viciados no TikTok e gastam em média duas horas por dia no aplicativo de vídeos curtos. É o que aponta um estudo que mediu o uso de aplicativos entre crianças e jovens das idades de 11 a 17 anos.
O TikTok é de longe a rede social mais consumida. A média de uso ficou em 1 hora e 52 minutos, enquanto o segundo e terceiro mais usados são Youtube, 40 minutos e Instagram 16 minutos.
Os estímulos dos aplicativos ultrapassam o momento do uso
O estudo foi conduzido pela Common Sense Media em parceria com a University of Michigan C.S. Mott Children’s Hospital.
Os aplicativos estão prejudicando o sono e o desempenho escolar das crianças e adolescentes, segundo o estudo.
Os aplicativos estão bombardeando os pequenos com numerosas notificações. Pelo menos 50% dos que participaram do estudo receberam 237 notificações em um dia. Segundo a pesquisa, o número de notificações pode chegar até 5.000 em um único dia.
Common Sense Media é uma organização sem fins lucrativos que foca em alfabetização midiática e segurança para crianças. O estudo foi apresentado no fim de setembro.
A pesquisa foi feita com base no uso do smartphone de 203 crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. Todos permitiram que um software instalado em seu aparelho monitorasse o uso dos aplicativos e o tempo gasto diante da tela.
Em alguns casos, alguns jovens acumularam mais de 16 horas de uso em um único dia, segundo dados coletados pelos pesquisadores.
O estudo se restringiu a celulares Android, a Apple não compartilha esses tipos de dados de um iPhone com pesquisadores.
Como os jovens gastam seus tempos nas redes sociais?
As redes sociais consomem a maior parte do tempo das crianças e jovens. Metade dos que participaram da pesquisa passaram mais de 153 minutos por dia nas redes. O universo de jogos eletrônicos e vídeos desta temática no Youtube também são um dos principais consumidos.
De acordo com a Common Sense Media, as crianças e adolescentes preferem apps de vídeos curtos e rápidos como o TikTok, do que aplicativos de textos como o X, antigo Twitter.
O jovem usa o celular em média quatro horas por dia, segundo o estudo. A pesquisa descreve os smartphones como “companhias constantes” que tanto “providenciam algum barulho de fundo” e “encorajam constantes checadas”.
9% dos que participaram da pesquisa possuem um tempo de tela superior a 10 horas diárias.
Segundo o estudo, tempo de tela não necessariamente significa que os jovens estão com os olhos nela. Muitos que participaram da pesquisa alegam que usam o celular como um barulho de fundo, com músicas, vídeos ou podcasts sendo reproduzidos enquanto faziam o para-casa ou outras tarefas.
O mais chocante é que 59% dos participantes da pesquisa alegaram que usam o celular entre meia-noite e cinco horas da manhã. Seja para colocar músicas para dormir, seja para rolar o feed do TikTok às 3 horas da manhã.
Com informações da Redação Brasil Paralelo
Fonte: Brasil Paralelo