Mais de 700 pessoas virão como missionários nesta Semana Santa na Espanha para ajudar a celebrar os mistérios da Paixão nas paróquias necessitadas através do apostolado da Juventude e da Família Missionária do Regnum Christi.
Os 741 missionários (160 deles jovens) irão, da Quarta-Feira Santa ao Domingo de Páscoa, a 18 localidades distribuídas em 10 províncias espanholas, algumas delas na chamada “Espanha Vazia”, onde estão os párocos que servem 25 localidades. .
Especificamente, as 134 famílias estarão presentes nas províncias de Albacete, Ávila, Cáceres, Cantábria, Córdoba, Guadalajara, León, Madrid, Múrcia e Valência, onde apoiarão os párocos no que necessitarem, que durante estas datas deverão somar às suas tarefas pastorais habituais, a celebração dos atos litúrgicos da Semana Santa.
Miguel e María José formam um casal que todos os anos atende este chamado e este ano estão especialmente motivados, tendo se encarregado da criação de uma nova equipe missionária dirigida a casais jovens com filhos pequenos.
“As crianças vivem as missões como um jogo e, no final, normalizam o que significa evangelizar falando de Deus e da Virgem como algo normal. As crianças não têm problemas em parar as pessoas na rua e convidá-las para os cultos. Normalizam algo que não é tão normal”, explica María José, em depoimentos recolhidos pelo Regnum Christi.
Um dos párocos que contará com esta ajuda é o padre Jorge González Guadix, responsável por três crianças da Serra do Norte Madrid: Braojos, Piñuécar e La Serna del Monte.
Esta Semana Santa contará com a ajuda de seis famílias, três seminaristas e um sacerdote dos Legionários de Cristo e, como detalhou a Arquidiocese de Madrid , o pároco reconhece que “graças a eles celebramos a Semana Santa com dignidade”.
Padre Miguel David Pozo León, responsável pelas paróquias de Santa Luisa de Marillac e San Martín de Porres, explica no site Regnum Christi que “O impacto de um jovem é sempre como o arco-íris que surpreende depois de um dia frio e cheio. seu coração com esperança e paz.”
Durante esta Semana Santa, espera que os jovens missionários se envolvam em dois projetos que visam ajudar crianças em situação de desvantagem social e acolher jovens em situação de rua para os ajudar a “recompor a vida e alcançar o seu objetivo”, afirma o pároco.
Ao mesmo tempo, os jovens missionários voluntários recebem uma grande lição: “A experiência vivida marca o jovem. Cria nele um impacto tão importante que pode realocar critérios, expectativas e o modo de ver as coisas”, resume padre Pozo.
A Juventude Missionária iniciou seu caminho na Espanha em 1994, e a Família Missionária em junho de 2001. Nas missões, junto com os leigos, colaboram Legionários de Cristo e consagrados e consagradas do Regnum Christi.