Dia Mundial da Saúde
07 de abril
Você tem saúde?
O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril. Essa data, foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948, tendo como objetivo trabalhar questões relacionadas à saúde, garantindo a conscientização da população para que os mesmos aprendam a importância da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
A cada ano, um tema é abordado, e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde mundial. Nesse ano de 2024 o tema escolhido foi: “Minha saúde, meu direito.”
Agora minha pergunta como fisioterapeuta é, você se preocupa com seus direitos à saúde?
Muitas pessoas consideram-se saudáveis por não terem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa que você é saudável, pelo contrário. Você pode não ter nenhuma doença, e não ter saúde!
Dizer que você é uma pessoa saudável, requer a análise de um conjunto de fatores, pois esquecemos que saúde vai muito além de uma artrose, artrite, fibromialgia, depressão, dor na coluna, etc… Precisamos olhar para nós como um todo! Não somente corpo, mas sim a junção da mente, social e espiritualidade, pois para a OMS saúde é:
A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Quero deixar aqui algumas perguntas, para você pensar e analisar como anda a sua saúde.
- Em relação ao corpo
1- Tenho tido muitas dores no corpo? Estou com alguma doença?
2- Tenho comido sem limites?
3- Tenho mais vontade de ficar na cama do que fazer as atividades do meu dia a dia?
4- Estou com alguma doença?
- Em relação a mente
5- Tenho ânimo para fazer determinadas coisas?
6- Como está a minha autoestima positiva ou negativa? Tenho me achado bonita (o)?
7- Tenho tido gosto pela vida ou estou cada vez mais deprimida?
- Em relação a parte social
8- Tenho ficado cansado e irritado facilmente com as pessoas e trabalho?
9- Tenho tido um bom relacionamento com os meus familiares, amigos e equipe de trabalho?
- Em relação parte espiritual
10-Tenho tido gosto pela vida de oração?
11- Quando vou rezar, acabo dormindo e não consigo fazer o que havia proposto?
12- Tenho ânimo e forças para rezar?
13- Tenho dado o perdão para as pessoas que me feriram?
Aqui estão algumas perguntas, que depois de respondido, você chegará a um discernimento de como anda a sua saúde.
Ser saudável nos dias atuais não é fácil, uma vez que enfrentamos desafios, como rotinas estressantes, pouco tempo para fazermos nossos alimentos e também para praticarmos atividades físicas. Entretanto, devemos tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e também social.
Uma das coisas, não é a absoluta, mas é algo que pode ajudar e muito a combater a sua falta de saúde, é a prática de atividade física. Pois como aprendemos a saúde é um bem-estar FÍSICO, MENTAL, SOCIAL e ESPIRITUAL. Então a prática de atividade física pode ajudar você e eu a ter esses quatros pontos mais saudável, e consequentemente ter uma vida mais equilibrada.
Estudando sobre o assunto, encontrei um artigo publicado no dia 19 de novembro de 2022 pela OMS que fiquei muito preocupada.
Segundo a OMS, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis até 2030.
Isso é muito sério! Precisamos urgentemente querer sair da nossa zona de conforto, achar que tudo é direito do estado e do governo, e querer cuidar desse templo do Espírito Santo que é o nosso corpo, porque hoje podemos estar jovens, mas e a nossa velhice, como ela será? Precisamos cuidar da nossa saúde hoje! Não é fácil e muitas das vezes nem é gostoso ter uma alimentação saudável, dormir de 7 a 8 horas, praticar um exercício físico, mas conforme fomos praticando esses bons hábitos, aqueles que eram ruins vão deixando de existir e acabamos pegando gosto, pois tudo é rotina e habito!
O Papa Francisco no dia 31 de maio de 2021 disse aos atletas da federação Italiana de basquete algo que achei muito bonito.
“A disciplina necessária à prática de um esporte pode também ser um recurso de grande valor para desenvolver a vida espiritual, não para deixá-la apenas nas mãos das emoções, mas para construí-la a partir da fidelidade, constância e empenho cotidiano na oração”.
Então não sou eu que estou afirmando para vocês que a prática de exercícios nos ajuda não somente a ter um corpo bonito, isso é muito pequeno mediante ao grande efeito que esse simples hábito pode causar na nossa vida. Lembre-se a pratica do exercício físico nos ajuda a ter disciplina, fidelidade, constância e empenho. E vocês concordam comigo que é o que precisamos para ter uma vida saudável em toda a sua dimensão?
A prática da atividade física vai nos dar ânimo, força e coragem para dizer não à uma alimentação errada, não para a preguiça, não para o desânimo. Além de tudo isso, a prática de atividade física, vai liberando em nós os hormônios que geram a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento. Isso nos ajuda a ter uma autoestima melhor, uma disposição para conseguir realizar os afazeres propostos naquele dia, e nos ajuda a concentrar no que estamos fazendo, melhorando assim nossa intimidade com Deus.
São João Paulo II no livro homem e mulher, o criou, disse: Tudo o que é realizado com o corpo, afeta o mundo interior da pessoa e vice-versa.
Portanto não vamos mais desprezar o nosso corpo, ou supervalorizar ele. Vamos ver como um lugar, um templo santo.
Finalizo dizendo, que um dos melhores remédios para a sua falta de saúde, falta de tempo de oração, preguiça, indisciplina e desânimo, não estão somente nos comprimidos que você está tomando para tratar as dores, mas sim na mudança de hábitos!
Yara Afonso dos Santos
Fisioterapeuta
Missionária Comunidade Católica Presença