Ordenação Episcopal do novo bispo de São Félix do Araguaia será em junho, na Itália

O missionário diocesano italiano Lucio Nicoletto, no Brasil desde 2005, vai celebrar sua ordenação episcopal em 1º de junho na diocese de Padova, na Itália. Ele foi nomeado em março, pelo Papa Francisco, como o mais novo bispo da Prelazia de São Félix, no Mato Grosso: “não vou lá para converter ninguém, acho que eu vou lá porque Deus quer que me converta um pouco mais”.

O Pe. Lucio Nicoletto, fidei donum no Brasil há 19 anos, vai celebrar a ordenação episcopal na sua diocese, de Padova, na Itália, em 1º de junho. Em 13 de março deste ano ele foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo bispo prelado de São Felix, no Mato Grosso. Ele diz assumir a nova missão na Igreja com as palavras do Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “ninguém pode tirar de mim a alegria do Evangelho”, “nem mesmo os meus medos, nem mesmo os desafios que a gente encontra”.

A ordenação episcopal na Itália

O principal bispo consagrante na celebração de junho será dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá e presidente da Região Norte 1, que já foi bispo de Roraima de 2016 a 2022. Ao seu lado, estarão os bispos consagrantes: dom Claudio Cipolla, bispo de Padova; dom Adriano Ciocca Vasino, administrador apostólico de São Felix; e dom Antonio Mattiazzo, bispo emérito de Padova.

O missionário italiano vai iniciar seu ministério como bispo prelado de São Felix em 30 de junho. “Não vou lá para converter ninguém, acho que vou lá porque Deus quer que me converta um pouco mais”, disse ele em reportagem divulgada: “essa conversão é fruto de muito amor; o amor que certamente vou encontrar naquele povo, porque foi o amor que manteve de pé aquele povo até agora, mesmo diante de tanto sofrimento, tantas injustiças. E em nome da alegria do Evangelho, esse povo conseguiu aguentar até agora, mantendo viva a chama da fé, oferecendo a todos um exemplo de esperança, deixando-se alimentar na caridade, sobretudo para com os mais excluídos, os mais humilhados, de maneira especial os povos indígenas da região do Araguaia”.

Segundo Pe. Lucio, uma região que “tem uma história de grande luta, de grande sofrimento e discriminação, mas também uma história que a Prelazia de São Félix do Araguaia soube escrever com o exemplo exímio de inúmeros homens e mulheres, encabeçados pelo exemplo de dom Pedro Casaldáliga. Em momento nenhum substituíram a Jesus, mas foram reflexo do mesmo Cristo, presente no povo sofredor”. Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix, o primeiro ordenado em 1971, faleceu em agosto de 2020, aos 92 anos. Dom Leonardo Steiner e dom Adriano Ciocca Vasino (fidei donum da diocese italiana de Novara).

A biografia de Pe. Lucio Nicoletto

O Pe. Lucio Nicoletto nasceu em 18 de agosto de 1972 em Este, diocese italiana de Padova. Estudou Filosofia e Teologia no seminário local e obteve licenciatura em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ. Foi ordenado sacerdote em 7 de junho de 1998 e incardinado na diocese de Padova. Na Itália já foi vigário paroquial e animador vocacional, quando se transferiu ao Brasil em 2005 como sacerdote fidei donum. No país sudamericano já foi de reitor de seminário a responsável de pastoral.

Desde 2016 é vigário geral da diocese de Roraima-RR, da qual também foi administrador diocesano durante a vacância, em 2022. “Uma experiência muito forte de fraternidade e de luta juntamente com o povo”, comentou o italiano em entrevista concedida ao Regional Norte 1 da CNBB, “aquela fraternidade, aquela amizade que nos dá a força para olhar com confiança para o presente e para o futuro”.


Informações: Andressa Collet – Vatican News