São José, o exemplo de homem a ser seguido.
Que São José é o pai adotivo de Jesus, talvez você já saiba e conheça a história.
Ao meditarmos a palavra de Deus, são poucas as vezes em que encontramos a figura de São José. Ele é um homem de poucas palavras que para alguns até passa sem ser percebido; porém, essa é apenas uma impressão ou até falta de compreensão sobre sua importância.
A sagrada escritura narra o processo de gestação de Santa Maria, a visita do anjo a São José, o casamento com Santa Maria e até os seus pensamentos sobre tudo isso.
Após a experiência de amor que São José experimentou ao receber a visita do anjo e saber do que se tratava, pode-se dizer que São José se levantou um novo homem.
Aqui podemos experimentar o verdadeiro sentido e a clareza de sua identidade de esposo e pai, aquele que protege, providencia e confia na vontade de Deus.
Até a visita do anjo em sonhos a São José, ele tinha seus motivos justos para poder abandonar Santa Maria, deixá-la de lado, afinal ele poderia agir dentro das “leis daquele tempo”, porém, maior que a lei é a graça.
Meu irmão, talvez neste momento você tenha motivos “justos” para querer desistir de sua paternidade, seu casamento, sua vocação, sua missão e tantas outras coisas.
A crise da paternidade e da masculinidade se dá pela falta e pelo distanciamento de muitos da palavra de Deus e do exemplo dos santos homens.
Segundo alguns exegetas, São José tinha idade avançada quando Maria ficou grávida e, ao chegar próximo ao nascimento de Jesus, ele “correu” com a sagrada família para um lado e para outro a fim de proteger e cuidar deles. Um fato interessante é que São José andou muitos quilômetros a pé, o que não era tão fácil para alguém de idade avançada e ainda com uma mulher grávida. Fica aqui um ponto de reflexão: talvez tenhamos todas as condições para lutar, cuidar, proteger e prover o que é necessário para nossa família, mas pode ser que, ao invés de lutar, estamos na reclamação, desculpa e todo tipo de covardia.
Ao me aproximar de São José pude experimentar que para ser um pai, esposo, Consagrado, profissional melhor, eu não precisava testemunhar algo extraordinário e foi ai que as coisas mudaram.
Com a ajuda do Carisma da Comunidade Católica Presença, sobre a busca pela santidade, no ordinário do nosso dia, compreendi e percebi que meu papel de homem mudaria radicalmente quando eu me aproximasse de São José e começasse a viver no ordinário tudo que um homem precisa ser e viver.
Minha experiência com São José se deu de forma extraordinária durante as coisas que mudaram no dia-a-dia e é isso que convido você a experimentar, trazendo-o para junto da sua vida com fé e amor. Ele não irá ocupar o espaço de ninguém, mas você poderá contar com a graça de ter o pai adotivo do filho de Deus como modelo de santidade, paternidade, esposo e homem íntegro.
Que verdadeiramente o meu, o seu e o nosso exemplo de homem possa se basear na vida de São José, pois não vejo um modelo primário a ser seguido mais significativo do que aquele que cuidou e protegeu o filho de Deus. Aquele que renunciou aos seus planos e sonhos para sonhar os planos de Deus.
São José, rogai por nós.