A assessoria de imprensa do Vaticano informou que o Papa Francisco nomeou o padre Teodor Matsapula, de 42 anos, como o primeiro bispo do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) , para servir na eparquia bizantina de Mukachevo, na Ucrânia.
O Rito Bizantino é um dos mais de 20 ritos católicos orientais que estão em comunhão com o Papa e a Igreja; também presente na Ucrânia.
Em declarações , o bispo eleito comentou que no dia 8 de maio recebeu a sua nomeação “com grande confiança em Deus porque tudo o que o bispo deve fazer supera as forças humanas”.
O novo líder da Eparquia de Mukachevo garantiu ainda que também recebe a sua nomeação “com grande humildade e com grande encorajamento, já que o Papa me chamou para esta Eparquia que lhe está diretamente sujeita”.
O primeiro bispo do IVE indicou ainda que embora no seu território as consequências da guerra não sejam sofridas diretamente e estejam “calmas”, a dor é partilhada “porque há pessoas que têm que ir morrer, soldados, e é por isso que recebemos muitos migrantes” das áreas afetadas.
“Temos muitos migrantes, com quem há muito o que fazer, que chegam da zona de guerra, até porque estamos perto de países vizinhos como a Hungria, a Eslováquia, a Polónia e a Roménia”, disse.
Quem é Teodor Matsapula, primeiro bispo do IVE e Eparca de Mukachevo?
Dom Teodor Matsapula nasceu em 21 de agosto de 1981 em Krylos, na região de Ivano-Frankivsk (Ucrânia). Ele tem 42 anos e é o sexto bispo mais jovem do mundo.
Em 2001 ingressou no noviciado do Instituto do Verbo Encarnado (IVE). Estudou no Seminário Internacional de San Vitaliano, em Segni (Itália), e depois no Centro de Estudos Superiores San Bruno Vescovo (2002-2008).
Em 25 de agosto de 2007 emitiu os votos perpétuos e foi ordenado sacerdote em 10 de fevereiro de 2008.
Entre 2008 e 2013 desenvolveu o seu serviço pastoral aos fiéis católicos de rito bizantino fora da Ucrânia. Ao retornar ao seu país, continuou seu ministério na Eparquia de Mukachevo.
Entre 2013 e 2019 foi superior provincial do IVE na Ucrânia e trabalhou na então Delegação da Mãe de Deus de Zarvanytsia. Desde 2017 atende aos religiosos da Eparquia de Mukachevo.
Em 2018 obteve o bacharelado em literatura pela Universidade Nacional de Prykarpattia e em 2022 obteve o bacharelado em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Ucraniana.
Além do ucraniano, ele fala russo, italiano, espanhol e polonês.