II Seminário de Arquitetura e Arte Sacra – AVES

A Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da arquidiocese de Vitória (ES) promoveu, no sábado, 11 de maio, o II Seminário de Arquitetura e Arte Sacra – AVESformação litúrgica e espaço celebrativo. O evento teve a participação de dois assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Raquel Tonini Schneider, do Setor Espaço Litúrgico, e frei Luís Felipe Marques, do Setor Pastoral Litúrgica.

O encontro tratou de temas relacionados ao desenvolvimento do projeto arquitetônico-litúrgico-iconográfico das igrejas, como espaços que têm sua organização originada no rito celebrado, explica Raquel Schneider. Essa característica exige formação litúrgica dos profissionais que atuam na preparação desses espaços, como pediu o Concílio Vaticano II e tem insistido o Papa Francisco.

“O projeto, desse modo, ele próprio, se apresenta como um caminho formador e evangelizador, interdisciplinar e, tendo em vista o espaço de celebração da comunidade, atendendo à legislação vigente e aos critérios de preservação do patrimônio e da memoria”, destaca Raquel.

Presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, arquitetos, artistas e artesãos, engenheiros, construtores, equipes de liturgia, de catequese e demais interessados poderam participar da formação. 

Também  auxiliou na formação as arquitetas Katia Pezin, coordenadora da Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 3 da CNBB, e Anna Carolina Spano, membro da Equipe de Reflexão do Setor Espaço Litúrgico da Comissão para a Liturgia da CNBB.

Um dos temas do seminário foi a respeito às Comissões de Arquitetura e Arte Sacra. Para a assessora do Setor Espaço Litúrgico da CNBB, a criação dessas estruturas é fundamental, com membros devidamente formados, tanto no âmbito técnico e artístico, quanto teológico-litúrgico. Segundo Raquel, o encontro marca ainda a retomada de um caminho de continuidade formativa na arquidiocese de Vitória.


Fonte:CNBB