15 de maio – Dia Internacional da Família

A Importância da Família
No dia 15 de maio comemoramos o Dia Internacional da Família, e esta importante data tem como objetivo reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos para a sociedade.
Em (IJo 4,8) Lemos “Deus é Amor” E esse Deus Amor criou o homem e a mulher á sua Imagem e semelhança (Gen 1,26) e criou-os por Amor e para o Amor. Portanto fomos criados para dar e receber amor. E o melhor lugar onde Deus poderia nos colocar para viver o verdadeiro sentido do Amor é na família.

Desde a criação do ser humano podemos ver que nos desígnios de Deus está o casal como a primeira forma de comunhão de pessoas. “O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja adequada”. (Gen 2,18) e assim Deus instituiu a família para ser a base de toda a sociedade. Esse é o desígnio de Deus para o homem e a mulher, deixarem a casa paterna para juntos se dedicarem um ao outro para crescer, multiplicar, encher a terra e submete-la. E, para isso, Deus deu a eles a inteligência para projetar e as mãos para construir o seu projeto de amor e formar a sua família. “E disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Mt.19,4-5).


Na Nova Aliança Jesus elevou a União do amor entre o homem e a mulher a dignidade de sacramento, ou seja, como um sinal do amor de Cristo por sua Igreja. Por isso, a única e verdadeira família, segundo a vontade de Deus, é aquela que é fruto do amor e da união matrimonial de um homem com uma mulher.


O papa Francisco, no Ano da Família em 2021, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, ensinou a todos os cristãos a importância de cuidarmos da fragilidade e das feridas das famílias além de sermos guardiões da beleza que ela representa para a sociedade.
A família Cristã é a comunidade na qual, desde a infância, os filhos aprendem a se respeitarem e assimilar os valores morais, a Amar a Deus sob todas as coisas e a honrar aos seus pais, aprende também a usar corretamente a liberdade dada por Deus com Temor.


Portanto é na família que aprendemos a amar incondicionalmente, pois ela nos oferece o ambiente necessário para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmo, apesar de nossas falhas, pois quando erramos somos corrigidos, quando magoamos somos perdoados, quando ofendemos somos chamados a pedir desculpas e assim aprendemos com os nossos erros e crescemos mesmo com nossas fragilidades.


É na família o lugar onde descobrimos os nossos talentos e onde nos é dada a oportunidade de desenvolver as virtudes, os princípios e os valores fundamentais de que precisamos para levar uma vida feliz, saudável e produtiva, de acordo com os planos de Deus.
Porém nenhuma família é perfeita, e algumas apresentam graves problemas. Mas isso não significa que devemos desistir de se casar e formar a nossa família. E quando todos estes ideais não for possível dentro de nossa casa somos chamados a tentar ser o elo de unidade e reconciliação, avançando no sentido de esforçar para oferecer aos nossos filhos tudo o que nossa família, por qualquer motivo, não conseguiu nos oferecer.


Nós da Comunidade Católica presença aprendemos com nossa fundadora Lucimar Maziero que como famílias Consagradas ao Carisma temos a missão de sermos remédio de amor e profetas da esperança para nossa sociedade, ajudando com nossas orações e com palavras de confortos aqueles que o Senhor nos envia e se encontram descrentes da bondade de Deus, e feridos e doentes em seus sentimentos de medos e desamor.

Vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo, onde cada um muitas vezes em nome de sua liberdade pensa apenas em seu próprio prazer e interesse pessoal. A solidariedade está ficando esquecida ou muitas vezes cheia de interesses pessoais. Então educar os filhos para respeitar e considerar o outro é tarefa árdua e necessária dos pais que buscam uma vida mais fraterna como somos chamados a viver na Comunidade Católica Presença.


Na missa de encerramento do X Encontro Mundial das Famílias em 2022, O Papa Francisco destacou que a família é o lugar do encontro, da partilha e da saída de sí mesmo para acolher o outro e ele enfatizou que é na família que se aprende a amar e onde os membros se tornam “servos uns dos outros” em vez de viverem como ilhas isoladas”
Ou seja, somo chamados pela igreja a nos tornarmos famílias segundo o projeto de Deus, para isto a família deve redescobrir o valor da palavra de Deus como fonte de sabedoria e do cumprimento providencial de suas promessas.



Bernardete Ueno – Comunidade Católica Presença