Bispos do Rio de Janeiro incentivam voto consciente nas eleições municipais 2024 pela defesa da vida e ensino religioso

Os bispos do Estado do Rio de Janeiro publicaram nota conjunta e dizem que as eleições municipais deste ano “têm importância fundamental para a solução dos problemas mais próximos a nós”. “Embora algumas vezes possamos experimentar frustração e desânimo por soluções que não vemos chegar, isso não é motivo para desistirmos da responsabilidade pelo voto consciente”, diz a nota dos bispos, que integram a Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nas eleições municipais de 6 de outubro próximo serão eleitos vereadores e prefeitos em todo o Brasil, menos em Brasília (DF).

Segundo os bispos, é através do voto que “dependem, por exemplo, a defesa e a promoção da vida desde a concepção até a morte natural, valorização da família, acesso à educação básica de qualidade, ensino religioso confessional plural, garantir o acesso de todas as pessoas à saúde integral, cuidado do meio ambiente, moradias dignas em lugares seguros e olhar humano para a população em situação de rua”.

“Nem sempre é fácil escolher um candidato pelas informações dos meios de comunicação e das redes sociais”, diz a nota. Os fluminenses são orientados a “se informar, através de fontes seguras, sobre os candidatos nos quais” eles “pretende votar e se as propostas apresentadas correspondem à realidade”.

Os bispos ainda lembraram que “o equilíbrio entre os poderes legislativo e executivo é indispensável para a consolidação da democracia e o avanço da justiça social” e por isso, é importante dar “igual atenção à escolha do prefeito e à dos vereadores” e que esses candidatos tenha, “ficha limpa e postura ética, não participando de processos questionáveis para a aquisição de votos”.

“Por tudo isso, é muito importante que você participe e motive outras pessoas a participarem nessa escolha da qual ninguém pode se isentar. Não desperdice seu voto”, pediram. Eles também sugeriram que, “sempre que possível, reúna-se com familiares, amigos e vizinhos, para conhecer melhor, até mesmo pessoalmente, quem pede seu voto” e  encorajaram “os membros” das comunidades do Rio de Janeiro “que têm vocação para a atuação política direta que se candidatem, mantendo ainda mais seu contato com Jesus Cristo e à comunidade eclesial. Os valores cristãos são inspiração para a atuação a serviço do bem comum”, pontuaram.

Ao final do comunicado, os bispos do Regional Leste 1 disseram que “as eleições municipais de 2024 oferecem a todos nós a possibilidade de contribuirmos para a construção da comunhão e da amizade social” e por isso, tivessem “cuidado” para que as eleições não deixassem “legados de divisão e inimizade”. “Nossa fraternidade precisa sair reforçada, pois “em Cristo, somos todos irmãos e irmãs”. (Mt 23,8)”, reforçaram.


Fonte: ACI Digital
Informações: Monasa Narjara