A segunda festa em memória à beata Isabel Cristina inicia-se em Barbacena (MG), sua cidade natal, com novena, missa e oração do terço. Com o lema “Ser cristão é viver a vocação à santidade”, a festa é promovida pela paróquia Nossa Senhora da Piedade, local onde Isabel Cristina foi batizada e recebeu a primeira comunhão.
Beata Isabel Cristina Mrad Campos nasceu no dia 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG) e participava frequentemente da missa e dos sacramentos e fez parte da Associação de Voluntariado das Conferências de São Vicente.
Em 1982, aos 20 anos, mudou-se para Juiz de Fora (MG) com seu irmão para fazer um curso pré-vestibular, pois queria estudar medicina e ser pediatra para ajudar crianças carentes. No dia 1º de setembro do mesmo ano, um homem que foi montar um guarda-roupa no apartamento onde a beata estava morando tentou violentá-la. Isabel resistiu até o fim para não ferir sua castidade. O homem a matou com 15 facadas.
O processo de sua beatificação começou em 26 de janeiro de 2001, em Barbacena. O processo foi finalizado em âmbito arquidiocesano no dia 1º de setembro de 2009.
Em 27 de outubro de 2020, o papa Francisco reconheceu o martírio de Isabel Cristina e no dia 10 de dezembro de 2022, ela foi beatificada em missa, celebrada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena. A festa litúrgica da beata é celebrada no dia 1º de setembro, data de seu martírio.
Segundo o pároco de Nossa Senhora da Piedade, padre Adilson Umbelino Couto, “muitos devotos e peregrinos visitam diariamente” a Capela da Beata Isabel Cristina e o memorial, que fica ao lado da capela e que guarda os pertences e a história da beata. “O povo de Deus de Barbacena tem uma grande devoção. Vários peregrinos da arquidiocese de Mariana e também de outras dioceses, de outros locais do Brasil têm visitado constantemente a capela da beata e o memorial”.
A novena preparatória vai de hoje (23) até o sábado (31). “Nos dias de semana as missas serão na Capela da Beata Isabel Cristina, às 7h, 12h, 15h e às 19h com a novena solene que é um livrinho que tem a história um pouco mais longa”, disse o padre. Aos domingos “as missas acontecerão no Santuário Matriz Nossa Senhora da Piedade”.
A festa litúrgica da beata Isabel Cristina, Virgem e Mártir será no dia 1º de setembro, data da memória do seu martírio. Neste dia haverá seis missas, a partir das 6h. Terá a participação de cinco bispos.