FESTA DE SÃO MARCOS, EVANGELISTA!

Amados irmãos, Graça e Paz!

Hoje celebramos a Festa de São Marcos, Evangelista.

Judeu de origem, era ainda menino quando os fatos da morte e ressurreição de Jesus aconteceram. Defende-se a tese de que é sobre ele mesmo que seu Evangelho fala quando diz: “Seguia-o um jovem coberto somente de um pano de linho; e prenderam-no. Mas, lançando ele de si o pano de linho, escapou-lhes despido.” (Mc 14, 51s)

São Marcos pertencia a uma das primeiras famílias cristãs da cidade de Jerusalém, e segundo a tradição, foi para a sua casa que Pedro se dirigiu após escapar milagrosamente da prisão, fato este que nos é narrado pelo Atos dos Apóstolos, sendo mencionada como sendo a casa onde muitos se tinham reunido e faziam orações.

Foi em sua casa que Jesus, também segundo a tradição, celebrou a Última Ceia e onde instituiu a Eucaristia. Foi também em sua casa que cerca de cento e vinte pessoas, incluindo a Virgem Maria e os discípulos, receberam a efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O que que fez com que sua casa viesse a ser conhecida como Cenáculo, que significa “local de reunião”.

Tornou-se discípulo de São Pedro e com ele foi à Roma onde, durante esta missão, iniciou a escrita de seu Evangelho. Embora não tenha convivido com Jesus, ele tinha todo o conteúdo sobre a vida do Senhor, recebido diretamente de São Pedro. Foi o primeiro a escrever o Evangelho, que segundo historiadores, é o mais antigo e foi escrito por volta do ano 50-60 d.C.

É representado com um leão aos seus pés, e tal representação dá-se pelo fato de que seu Evangelho se inicia com a passagem de São João Batista: ’’Uma voz que clama no deserto”, e no deserto era comum ouvir fortes rugidos de leão, por isso a ele é feita essa associação.

São Marcos, em suas fraquezas e virtudes, deixou ao Cristianismo um forte exemplo de humildade e confiança sempre crescente na Graça de Deus.

Quando jovem fugiu ao ver o mestre sendo preso, na fase adulta foi capaz de regar a Igreja com seu sangue ao abraçar o Martírio.

Recorramos hoje à sua intercessão, pedindo-lhe que nos alcance de Jesus, a quem com ações e palavras tanto serviu, a Graça de sermos também nós, fieis propagadores da Fé Católica e Apostólica.

São Marcos Evangelista, Rogai por nós!