Olá, graça e paz!
Eu sou à missionária Cleunice. Tenho 44 anos, sou a quinta filha do casal José Custódio Eleutério e Maria Aparecida da Silva Eleutério. Tenho nove irmãos, sete homens e duas mulheres. Sou natural de Ribeirão do Pinhal – Paraná.
Meus pais migraram para o interior de São Paulo quando eu era muito pequena, tinha uns dois anos e alguns meses. Vejo isso como desígnios de Deus para que eu pudesse ter contato com a Comunidade e ser atraída pelo Carisma Presença.
Comecei a fazer parte de um grupo de jovens na Comunidade Nossa Senhora de Loreto, pertencente a Paroquia São Roque, na cidade de São José do Rio Pardo, no ano de 1999. No mesmo ano participei pela primeira vez deu Retiro de Carnaval. Nesse retiro tive meu primeiro contato com o Carisma Presença através de nossa fundadora Lucimar Maziero e da Claudia Regina que em um dos dias do Retiro foram ministrar pregação e oração para nós jovens. Esse dia foi muito marcante!
Nos anos seguintes os laços do Grupo de Jovens com a Comunidade Católica Presença (na época Comunidade Católica Javé Chammá) foram estreitando-se. O Grupo de Jovens precisava de formações especificas sobre Grupo de Oração, com isso e a Comunidade foi designada pelo coordenador da RCC da cidade para dar essas formações. A cada contato com o Carisma Presença, era um contato pessoal com o amor de Deus. Nesse mesmo período Jesus foi despertando meu coração com o desejo de discernir minha vocação na igreja e na sociedade. Com a inquietação vocacional recorri à alguns membros da Comunidade Católica Presença (Javé Chammá) recomendando que rezassem por mim, por minha vocação, para que eu chegasse ao discernimento de qual era a vontade de Deus em minha vida.
No ano de 2002 iniciei o caminho de discernimento vocacional, com uma Congregação religiosa, que na época tinha uma casa em São José do Rio Pardo -SP. Eu estava muito feliz no caminho vocacional com as irmãs, mas sentia que ainda faltava algo, que na época eu não sabia explicar, só sabia sentir. Com o passar dos anos fui compreendendo que é o carisma, pois aprendi com a igreja através da comunidade que quando Deus nos escolhe para à vida consagrada, Ele já nos escolhe com um carisma especifico e que o carisma é a nossa identidade mais profunda.
Após muitos momentos de oração, escuta de Deus e partilha com pessoas amigas, cheguei ao discernimento que era hora de deixar o caminho vocacional com a Congregação e iniciar um processo de discernimento com a Comunidade Católica Presença. Foram três anos de muito crescimento no relacionamento com Deus e com os membros da Comunidade através do caminho vocacional (Naquela época o tempo de acompanhamento vocacional era três anos).
No dia 12 de fevereiro de 2006 foi o dia mais feliz de minha vida! Neste dia ingressei na Comunidade Católica Presença como membro de vida. Cada dia mais Deus foi confirmando o carisma Presença em mim. Pela bondade e misericórdia do Senhor faz 18 anos que, sou pertença a essa obra de Deus. Nesses 18 anos Deus me proporcionou, e está me proporcionando a graça de fazer uma profunda e continua experiencia de seu amor em minha vida. O ingressar na Comunidade Católica Presença, o discernimento do carisma, o discernimento de meu estado de vida ao celibato, as experiencias missionárias na Casa Sede da Comunidade, as experiencias missionarias em nossas outras casas de missão, especialmente na Casa de Missão em Melgaço localizada no Arquipélago do Marajó – PA, foram importantíssimas para ajudar-me a chegar nesse tempo em que me encontro e poder dizer com muita confiança e certeza que: sou profundamente feliz sendo missionária consagrada no Carisma como membro de vida na Comunidade Católica Presença.
Sou profundamente grata a Deus por ter me escolhido para fazer parte dessa família, onde posso corresponder meu chamado vivendo a vocação de “ser e levar a Presença de Deus no meio de seu povo como fonte de benção”! Sou grata a Comunidade Católica Presença, que me acolhe a cada dia, especialmente minha Fundadora Lucimar Maziero, minha formadora pessoal, e a todos meus irmãos no Carisma. Sou grata a meus pais que deram sim ao dom de minha vida e aos meus irmãos biológicos que me ensinaram de modo bem familiar a vivencia da vida comunitária!
Desejo a você que ao ler esses escritos, se por providência Divina sente uma inquietação vocacional, não tenhas medo de responder ao apelo de Deus, pois posso te garantir que serás feliz. Nossa Fundadora nos ensina que: “Vocação acertada é vida feliz, mas não sem cruz”! Mas feliz.
Sou Feliz, sou Presença!