número de seminaristas na Espanha aumenta.

Para o ano letivo 2024-2025, o número de seminaristas em Espanha voltou a ultrapassar os mil, depois da diminuição ocorrida desde o ano letivo 2021-2022. Especificamente, o número total de seminaristas que as dioceses espanholas têm é de 1.036, contra 956 no ano passado, segundo os dados tornados públicos esta sexta-feira, 13 de dezembro, pela Subcomissão Episcopal para os Seminários.

O número total de seminaristas formados na Espanha é de 1.139 Ao número total de seminaristas devemos acrescentar também os números de outros centros de formação sacerdotal que, embora os seus seminaristas vão regressar aos seus países de origem quando terminarem os estudos teológicos, no entanto, a sua formação é realizada em algumas instituições espanholas. Assim, o número total de seminaristas formados em Espanha ascende a 1.139.

Dos 1.036 seminaristas que permanecerão nas dioceses espanholas quando forem ordenados sacerdotes, 825 pertencem aos seminários conciliares (que são os próprios seminários das dioceses); enquanto 211 são formados em seminários missionários internacionais denominados “Redemptoris Mater”, pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, mas erigidos canonicamente nas dioceses onde estão presentes. Por outro lado, estes pouco mais de mil seminaristas estão distribuídos entre 67 seminários conciliares e 14 seminários “Redemptoris Mater”, alguns dos quais, por sua vez, estão agrupados, resultando num total de 56 comunidades formativas, das quais 25 são compostos apenas por um seminário conciliar; 13 são constituídos por vários seminários reunidos numa única comunidade; Também são 13 seminários “Redemptoris Mater” com comunidade pertencente a uma única diocese; 1 comunidade formativa reúne os seminários “Redemptoris Mater” de duas dioceses (Madrid e Alcalá de Henares); e 2 seminários são canonicamente constituídos como interdiocesanos (Catalunha e Santiago de Compostela), agrupando em cada um deles seminaristas de diversas dioceses.

A isto devemos acrescentar outras 2 comunidades formativas existentes em Espanha (Barcelona e Madrid) que acolhem seminaristas de diversas dioceses que se encontram na fase propedêutica, que é a fase inicial do seminário. 239 novos seminaristas em seminários espanhóis O total de novas admissões disponíveis nas dioceses espanholas para o ano letivo 2024-2025 ascende a 239 seminaristas (no ano letivo anterior foram 177), dos quais 59 pertencem aos seminários do Caminho Neocatecumenal, e 180 para os seminários conciliares.

Em contrapartida, o curso atual começou com menos 86 seminaristas, que abandonaram o processo de formação para o sacerdócio ordenado; 69 dos quais pertencem aos seminários conciliares e 17 à “Redemptoris Mater”. Por outro lado, o número total de desistências no ano passado foi de 106 jovens, ou seja, mais 20 que este ano. Finalmente, o número de ordenações celebradas nas dioceses de Espanha durante o ano passado soma um total de 69 novos diáconos – contabilizados no número total de seminaristas oferecidos – e 85 novos sacerdotes, que já não dependem do processo. . formação em seminário para ingressar no presbitério de cada diocese.

Finalmente, a idade média dos seminaristas espanhóis varia entre 25 e 31 anos, dependendo da fase formativa em que se encontram. No ano letivo 2022-2023, foram ordenados 41 diáconos e 79 novos sacerdotes.


Fonte: ZENIT