Líderes cristãos na Terra Santa divulgaram uma mensagem conjunta de Natal que pede o fim das hostilidades na região.
“Em meio a esses dias sombrios de conflito contínuo e incerteza em nossa região, nós, os Patriarcas e Chefes das Igrejas em Jerusalém, permanecemos firmes em proclamar às nossas congregações locais e ao mundo em geral a eterna mensagem de Natal da Verdadeira Luz brilhando na escuridão: o nascimento de Nosso Senhor Jesus em Belém”, diz a mensagem.
“Pois no nascimento de Cristo, a luz da salvação de Deus veio pela primeira vez ao mundo, iluminando todos os que o receberiam, tanto naquela época como agora, e dando-lhes ‘graça sobre graça’ para superar as forças obscuras do mal que conspiram incessantemente para causar a destruição da criação de Deus”, escreveram os líderes.
Ao invocar o espírito do Natal, líderes católicos, ortodoxos gregos, sírios, armênios e outros agradeceram a Deus pelo recente cessar-fogo na frente libanesa do conflito israelense.
A mensagem pede também que o mesmo espírito “seja expandido para Gaza e muitos outros lugares, pondo fim às guerras que têm assolado nossa parte do mundo”.
Os líderes também pedem a libertação de todos os cativos, o retorno dos deslocados, o tratamento dos doentes e feridos, a reconstrução de instituições e a restauração de propriedades injustamente apreendidas ou ameaçadas.
“Ao suportar muitas dificuldades, [os primeiros cristãos] continuaram a transmitir a luz sagrada da ressurreição de Cristo, tornando-se suas testemunhas em Jerusalém, por toda a Terra Santa e até os confins da terra”, disseram os líderes cristãos.
Os líderes de igrejas em Jerusalém disseram também: “Esse antigo caminho de redenção nos leva de volta ao nosso tempo, em que as guerras ainda se espalham e milhões de pessoas em nossa região e ao redor do mundo continuam a sofrer gravemente”.
“Externamente, pouco parece ter mudado”, diz a carta. “No entanto, internamente, o santo nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo desencadeou uma revolução espiritual que continua a transformar inúmeros corações e mentes em direção aos caminhos da justiça, misericórdia e paz”.
Os patriarcas e chefes das igrejas em Jerusalém pedem a todos os cristãos na temporada de Natal e além para que orem e trabalhem pela paz “tanto na terra natal de Cristo quanto onde quer que haja conflito e contenda”.
“Porque ao fazer isso juntos, estaremos de fato honrando verdadeiramente o Príncipe da Paz que nasceu tão humildemente em um estábulo em Belém há mais de dois milênios”.