Centenas de jovens da Rede Global contra o Tráfico, de todos os continentes, se reunirão em Roma para condenar, unidos em oração com o Papa Francisco, o tráfico de pessoas no dia 8 de fevereiro, por ocasião do XI Dia Mundial do Tráfico de Pessoas. Oração e Reflexão contra Tráfico de pessoas.
A Igreja Católica celebra este dia todos os anos no dia 8 de fevereiro para consciencializar contra este flagelo, coincidindo com o dia da festa de Santa Josefina Bakhita , uma mulher e freira sudanesa que foi vítima de tráfico e um símbolo universal do compromisso da Igreja no combate a este flagelo.
Segundo os organizadores em comunicado, os jovens vão juntar-se aos representantes das organizações promotoras do Dia numa semana em que estão previstos vários eventos de formação, bem como diferentes encontros, entre os quais se destaca um momento central de oração e reflexão. o Santo Padre.
O tema escolhido para este ano é “Embaixadores da Esperança”. Juntos contra o tráfico de pessoas”, que faz parte do Jubileu da Esperança.
Foi o próprio Papa Francisco que quis instituir este Dia em 2015, confiando a sua promoção à União Internacional das Superioras Gerais (UISG), à União das Superioras Gerais (USG) e a coordenação à Talitha Kum , a rede internacional contra o tráfico que a promove. tem mais de 6.000 freiras e associadas ao redor do mundo.
O XI Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é promovido em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; o Dicastério para a Comunicação; o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Rede Mundial de Oração do Papa; Cáritas Internacional; a União Internacional de Associações de Mulheres Católicas (UMOFC) e muitas outras organizações ao redor do mundo.
50 milhões de vítimas de tráfico de pessoas em todo o mundo
Segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que atualmente existam 50 milhões de vítimas de tráfico de pessoas no mundo. Os que mais sofrem são mulheres, crianças, migrantes e refugiados. Uma em cada três vítimas é uma criança, enquanto 79% das vítimas de exploração sexual no mundo são mulheres e meninas.
Além disso, estima-se que 120 milhões de pessoas sejam forçadas a emigrar, o que as coloca numa situação de particular vulnerabilidade.
“Conflitos, violência, pobreza e desastres ambientais os forçam a deixar suas casas, tornando-os particularmente vulneráveis ao tráfico e à exploração por causa das rotas perigosas e porque muitas vezes recorrem a traficantes ou ao mercado negro para se mudar de um país para outro. Soma-se a isso outra forma de tráfico, que é a exploração na Internet”, disseram os organizadores desta mobilização em nota.
Em Roma, as iniciativas ligadas ao XI Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas começarão no domingo, 2 de fevereiro, com a participação na oração do Angelus na Praça São Pedro ao lado do Papa Francisco.
Na segunda-feira, 3 de fevereiro, a delegação jovem embarcará em uma peregrinação pelas três Portas Sagradas do Jubileu usando o aplicativo Caminhando com Dignidade , criado para conscientizar sobre a brutalidade do tráfico de pessoas.
Na terça-feira, 4 de fevereiro, às 16h30 (horário local), haverá um flash mob contra o tráfico na Piazza Santa Maria, no bairro central de Trastevere, seguido de uma Vigília de Oração Ecumênica em inglês e italiano na Basílica de Santa Maria. Maria em Trastevere.
Na quarta-feira, dia 5, continuarão as atividades de capacitação e conscientização sobre o tema do tráfico; Na quinta-feira, 6 de fevereiro, pela manhã, haverá uma peregrinação dos jovens pelas Portas Santas e, à tarde, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, o evento “Um chamado à esperança e à fé”. acontecerá. cura”, com depoimentos de alguns sobreviventes do tráfico, jovens, ativistas e a performance de artistas como o grupo Gen Verde.
Encontro com o Papa Francisco
Na sexta-feira, 7 de fevereiro, o Papa Francisco deve se encontrar com a delegação de jovens embaixadores, sobreviventes e representantes da rede de organizações antitráfico no Vaticano.
Logo depois, uma peregrinação virtual acompanhada de momentos de oração e reflexão acontecerá simultaneamente em vários países.
O evento será transmitido ao vivo em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês e italiano) no site www.prayagainsttrafficking.net/yt/en .
No sábado, 8 de fevereiro, os jovens se reunirão para um dia inteiro de diálogo e trabalho que culminará no lançamento do novo apelo global à ação contra o tráfico, que se tornará uma nova ferramenta de conscientização e mobilização a ser usada em todo o mundo. . o mundo.
“À luz do Jubileu da Igreja, por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão deste ano, como peregrinos da esperança, apelamos a todos para que atuem contra o tráfico de pessoas”, diz a Irmã Abby. Avelino, coordenadora da Talitha Kum, na declaração.
“Para combater essa escravidão moderna, devemos unir nossos esforços e trabalhar em conjunto com as vítimas e sobreviventes para abordar suas causas profundas. Manter a esperança diante da exploração e da injustiça é um desafio, mas devemos perseverar com determinação para construir um mundo de paz, justiça e dignidade para todos”, acrescentou.
Os organizadores convidam todos a postar, tuitar e compartilhar nos dias 7 e 8 de fevereiro usando as hashtags oficiais #PrayAgainstTrafficking #iubilaeum2025.