Documentário sobre Carlo Acutis quer mostrar que santidade é possível hoje

Augustine Institute vai lançar amanhã (2 de abril) o segundo documentário da sua série Based on a True Saint (Baseado num Santo Real, em tradução livre), que vai ao ar na Formed, plataforma de streaming de formação da fé do instituto. A última parte da série, The Boy from Milan (O Garoto de Milão, em tradução livre), é sobre o futuro santo Carlo Acutis.

O filme tem como objetivo ajudar os espectadores a conhecer melhor o primeiro santo millennial da Igreja e mostrar como um adolescente comum com um profundo amor por Deus pode se tornar um santo.

O documentário tem entrevistas com três pessoas que conheceram Acutis pessoalmente: sua mãe, Antonia Salzano Acutis; seu professor de religião do ensino médio no Instituto Leone XIII em Milão, Fabrizio Zaggia; e a médica Mercedes Arguello, oncologista pediátrica de Acutis no Hospital San Gerardo em Monza.

 A santidade é possível hoje?

“Eu estava pensando em Carlo e na maneira como ele é apresentado ao mundo quando tivemos a ideia da série como um todo, porque eu continuava ouvindo como eu deveria me preocupar com o santo porque ele é um millennial como eu e jogava videogame, mas isso não me diz nada sobre o caminho para a santidade”, disse Mentock.

“Então, fiquei realmente grata pela oportunidade de mergulhar mais fundo em sua história e ouvir de pessoas que realmente o conheciam, não só sobre ele, como ele realmente era diariamente”.

Mentock disse acreditar que a popularidade de Acutis decorre do fato de que “ele é relevante, ele viveu em nosso tempo”, e isso dá às pessoas “esperança de acreditar que também podemos alcançar a santidade”.

“Às vezes você olha ao redor para o nosso mundo hoje e se pergunta: isso é possível mesmo? E Carlo nos mostra que é, absolutamente”, disse a produtora.

Enquanto filmava e conhecia melhor Acutis, Mentock passou a admirar seu amor pela vida e como “ele olhava para a vida como seu campo para colocar em prática as doutrinas de Jesus”.

Ela falou também sobre o impacto em todos os indivíduos mostrados no filme por conhecer Acutis pessoalmente, especialmente Arguello, sua oncologista pediátrica, que encontrou força no testemunho de Acutis quando ela mesma teve câncer.

“Nunca deixa de me surpreender que fosse tão evidente como eles estavam vivendo de maneira diferente e em um relacionamento diferente com Deus por causa de como Carlo os ajudou a se voltar para Deus”, disse ela.

Mentock disse esperar que o filme deixe os espectadores inspirados pela “santidade diária” de Acutis.

“Eu acho que Carlo pode inspirar qualquer um, mas eu acho que ele é especialmente um presente para os jovens, jovens de hoje olharem em volta e dizerem, não importa se você tem dez anos, 12 anos, 14 anos, você pode sair e fazer a diferença, viver sua vida com ousadia para o Senhor, e Carlo é um ótimo exemplo para isso”, disse ela.


Informações: Francesca -ACI Digital