Na tarde de quarta-feira, 9 de abril, o Papa Francisco recebeu a visita do Rei e da Rainha da Inglaterra.
A Sala de Imprensa do Vaticano enfatizou que o encontro ocorreu privadamente na Casa Santa Marta, residência do Papa na Cidade do Vaticano. “Durante o encontro, o Papa expressou seus melhores votos a Suas Majestades por ocasião de seu aniversário de casamento e desejou a Sua Majestade uma rápida recuperação de sua saúde”, diz um breve comunicado à imprensa. Como se sabe, o rei Carlos III da Inglaterra sofre de câncer de cólon.
De acordo com uma declaração do Palácio de Buckingham, “Suas Majestades ficaram felizes que o Papa estivesse bem o suficiente para recebê-los e que eles tivessem a oportunidade de expressar seus melhores desejos pessoalmente”.
Segundo o que foi apurado, a visita estava condicionada à saúde do Papa e foi confirmada na manhã de quarta-feira. O Papa queria convidar o Rei e a Rainha para o encontro privado, considerando que a visita oficial de Estado havia sido adiada.
Durante o encontro houve uma troca de presentes. A visita do Rei Charles e da Rainha Camilla ocorreu quando eles saíam do Parlamento Italiano. Eles se retiraram brevemente para a Villa Wolkonsky para trocar de roupa e seguiram para o Vaticano. A reunião durou aproximadamente 20 minutos. Também estavam presentes na audiência o Secretário Particular de Suas Majestades, Sir Clive Alderton, e a Secretária Particular Adjunta de Sua Majestade, Sra. Belinda Kim.