Pequena Biografia de São João Maria Vianney:
Nasceu em Dardilly em 1786 e viveu durante a Revolução Francesa e o período Napoleônico e, por isso, enfrentou desde cedo grande resistência e dificuldades em sua missão.
A Revolução Francesa foi um período de grande perseguição à Igreja Católica e à religiosidade de forma geral.
São João Maria Vianney veio de uma família de camponeses muito simples, sentiu o chamado ao sacerdócio desde cedo, porém, devido à situação da França na época, foi enviado ao exército onde futuramente desertou.
O Cura D’Ars viveu toda sua vida de forma piedosa, tendo uma grande devoção à Virgem Maria e por São José e uma predileção pelas práticas penitenciais.
Por ser de família simples e com pouco estudo, teve muita dificuldade no estudo para o sacerdócio, pois até os 18 anos não sabia sequer ler e escrever.
Ele encontrou obstáculos no Latim e na Filosofia, porém, com o auxílio de Nossa Senhora, foi capaz de enfrentar essas dificuldades.
Já ordenado sacerdote, foi enviado a uma aldeia chamada Ars, que tinha fama de “pagã”, pois o povo de Ars não era praticante da fé, mas entregue aos vícios e blasfêmias.
Com o rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo por horas a fio, seu testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, foram mudando o coração daquele povo.
São João Maria Vianney era tão dedicado a atender confissão, que chegava a ficar 18 horas dentro do confessionário atendendo o povo.
Esses sinais de heroísmo por parte do santo, sua dedicação ao povo de Deus, suas longas orações e penitências foram um sinal profético para o povo de Ars e também da região, e o santo ganhou fama de santidade ainda em vida.
Peregrinos de diversas regiões da França iam à procura do santo Cura D’Ars para receber os sacramentos e orações, e ele, de forma muito simples, acolhia e atendia a todos sempre com o coração generoso.
A importância de rezarmos por nossos sacerdotes:
A história de São João Maria Vianney é um grande exemplo e inspiração para todos os jovens seminaristas e sacerdotes, mas para os leigos também.
Ela nos mostra como Deus age nos mais simples e como é importante rezarmos por nossos sacerdotes.
Devemos rezar para que Deus suscite vocações ao sacerdócio assim como suscitou o jovem João Maria.
Devemos rezar para que Nossa Senhora proteja os seus filhos favoritos, para que eles não se percam.
Devemos rezar para que os sacerdotes possam sempre ter o coração generoso e pronto para acolher seu rebanho, que possam sempre estar prontos para ministrar os sacramentos e nunca se esqueçam da importância de atender confissão.
Rezemos para que os sacerdotes possam ser próximos do povo, como pais, prontos a amar e catequisar os seus fiéis, e que Deus sempre lhes dê a sabedoria e a fortaleza necessárias para o ministério.