Tríduo de Pentecostes: O amor faz Deus habitar na alma.

Primeiro Dia – Tríduo de Pentecostes


Oração Inicial:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Reflexão: O amor faz Deus habitar na alma

O Espírito Santo é chamado [na sequência de Pentecostes] de doce hóspede da alma: Dulcis hospes animæ. Esta foi a grande promessa feita por Jesus Cristo aos que o amam, quando disse: “Se me amais, observai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco” (Jo 14, 15-16). Porque o Espírito Santo nunca abandona uma alma, a menos que seja expulso dela. Non deserit, nisi deseratur, diz o Concílio de Trento [xii].

Portanto, Deus habita em uma alma que o ama, mas declara que não fica satisfeito se não o amamos de todo o coração. Santo Agostinho conta que o senado romano não quis admitir Jesus Cristo no número dos deuses, alegando que Ele é um Deus orgulhoso, que quer ser o único a ser adorado [xiii]. E assim é: Ele não quer rivais num coração que o ama; quer que seja só Ele a habitá-lo, só Ele a ser amado. E quando não vê somente Ele sendo amado, sente inveja (por assim dizer) daquelas criaturas que têm parte naquele coração, que Ele queria todo para si, como escreve São Tiago: An putatis, quia inaniter Scriptura dicat: Ad invidiam concupiscit vos spiritus, aqui habitat in vobis?  — “Porventura imaginais que a Escritura diz em vão: O Espírito que habita em vós ama-vos com ciúme?” (Tg 4, 5). Em suma, como diz São Jerônimo, Jesus é ciumento. Zelotypus est Iesus. Por isso, o Esposo celeste louva aquela alma que, como a rolinha, vive solitária e escondida do mundo: Pulchræ sunt genæ tuæ, sicut turturis — “As tuas faces têm a beleza da rola” (Ct 1, 9). Porque Ele não quer que o mundo tome uma parte desse amor que deseja todo para si. Por isso Ele também elogia sua esposa, chamando-a de jardim fechado: Hortus conclusus, soror mea sponsa — “Jardim fechado és, irmã minha esposa” (Ct 4, 12). Jardim fechado para todo amor terreno. Duvidamos que Jesus merece todo o nosso amor? Totum tibi dedit, nihil sibi reliquit, diz São João Crisóstomo, “Todo a ti [ele] se deu, nada para si [ele] guardou” [xiv]. Ele nos deu tudo, seu sangue e sua vida; mais do que isto não nos podia dar.

Afetos e súplicas:

Ah, meu Deus, vejo que me quereis só para Vós. Muitas vezes eu vos afastei de minha alma, e não vos dedignastes de voltar a se unir a mim. Por favor, tomai posse de todo o meu ser, pois hoje eu me dou inteiramente a Vós. Aceitai-me, ó Jesus, e não permitais que, no futuro, nem por um momento eu viva sem o vosso amor. Vós me quereis e eu nada quero senão a Vós. Vós me amais e eu vos amo. E já que me amais, uni-me a Vós, para que eu não mais vos deixe.

Ó Maria, Rainha do Céu, eu confio em vós.

Oração Final:

Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!


Por: Christo Nihil Præponere
Fonte: Meditações para a Novena de Pentecostes – Santo Afonso Maria de Ligório
Link: https://padrepauloricardo.org/blog/meditacoes-para-a-novena-de-pentecostes