Santo Antônio é um grande intercessor da nossa caminhada. “Fé verdadeira é a que desperta a caridade.
Crer em Deus significa acreditar nEle, praticar seus ensinamentos unindo-se a Ele e tornando-se um só com Ele”. (Santo Antônio de Pádua)
Santo Antônio foi um grande pregador da Palavra de Deus. Realizou grandes milagres durante suas pregações. Morreu no dia 13 de junho de 1231 aos 36 anos em Pádua, na Itália. Foi canonizado um ano após sua morte. O Papa Pio XII o declarou “Doutor da Igreja”.
A devoção que tenho à Santo Antônio aumentou ainda mais quando fui convidada há 20 anos atrás para ser ministra extraordinário da comunhão na Paróquia Santuário Santo Antônio, em São José do Rio Pardo – SP. Em uma quinta-feira santa que servia o altar e na sequência ficávamos na vigília, e diante da imagem de Santo Antônio rezei agradecendo a Deus e pedindo a ele que me ajudasse e vencer o medo de levar comunhão para os doentes.
Pois sempre que acompanhava minha irmã na visita aos doentes eu me emocionava quando os via e possuía um medo de levar comunhão sozinha. Neste dia olhando para o menino Jesus que Santo Antônio segura, entendi que quando levo comunhão é Jesus que se encontra com o doente e sou apenas um instrumento que levo Jesus até ele.
Ao olhar para Santo Antônio, em especial para sua vida é perceptível a fidelidade a Deus e ao Evangelho, ele dedicou toda a sua vida a serviço do Senhor e fez várias renúncias. O estilo como pregava aquecia os corações de todos que estavam presentes nos locais. Suas pregações levavam consolações aos corações. Algumas frases de Santo Antônio me ajudam: “É viva a palavra quando são as obras que falam”.
“A pobreza faz-nos ricos; a humildade faz-livres”.
“A paciência é o baluarte da alma, ela fortifica e defende de toda perturbação.”
“Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranquila a tua alma”.
Santo Antônio, rogai por nós!
Isabel Cristina Barbosa
Celibatária e missionária da Comunidade Católica Presença