Memória do Santíssimo Nome de Maria

Olá, graça e paz!

Celebramos na Liturgia da Igreja, no dia doze de setembro, o Santíssimo Nome de Maria. Neste artigo desejo salientar o quão importante este Nome é para cada um de nós, e o quanto podemos contar com ele em todas as nossas necessidades.

Observando as Sagradas Escrituras vamos percebendo que o nome de uma pessoa tem um valor importante, pois representa parte da identidade mais profunda do ser humano. Olhando para vida de Maria, não foi diferente; São Joaquim e Santa Ana foram realmente inspirados pelo Espírito Santo na escolha do nome daquela que seria a Mãe do Nosso Salvador, e nossa.

A nome de Maria, segundo historiadores têm várias fontes: de origem síria Miryam, que significa Pura, Senhora Soberana; de origem egípcia Mery que significa Muito Amada; de origem hebraica significa Estrela do Mar, Esperança, Excelsa ou Sublime. Todos esses significados vêm de encontro à personalidade de Maria, pois ela é a Nossa Senhora Soberana, Puríssima, Mãe da Esperança…e é muito amada por Deus e por muitos de nós seus filhos.

São mais de mil títulos atribuídos ao Nome Santíssimo da Virgem Maria, sendo somente cinquenta evocados na Ladainha a ela dedicada, dos quais sete são os mais antigos: Cheia de Graça, Virgem, Mãe de Deus, Estrela do Mar, Senhora, Santa Maria, Rainha do Céu.

E por que a Igreja daria tanta importância ao nome desta mulher? Por que a Igreja dedicaria uma festa para este Nome?

Pelos simples fato de que quem recebeu este nome por inspiração divina, foi a Escolhida para ser a Mãe do Salvador; é o Nome da Mulher do Sim, da Esposa do Espírito Santo, da Imaculada que deu ao mundo a Salvação.

Muitos santos sugerem que invoquemos a Santa Virgem em meio aos perigos que nossas almas sofrem, e quando é invocada, é por seu Nome que é chamada, como o redentorista Santo Afonso de Ligório fazia: “Feliz, feliz aquele que Vos ama, ó Maria, Mãe dulcíssima” ou então São João Berchmans, jesuíta que dizia: “Se amo a Maria, estou certo da minha perseverança e de Deus obtenho tudo o que quiser“.

Esta festa dedicada ao Nome da Santa Virgem, teve inicio no século XVI na Espanha, celebrada todo dia 15 de setembro. Após uma vitória dos cristãos contra os turcos na Batalha de Viena, no final do século XVII a festa foi estendida para toda Igreja pelo papa Inocêncio XI e atribuída ao domingo após a Natividdade de Maria. Atualmente, se fixou a celebração para o dia 12 de setembro, quatro dias após o Natal da Mãe do Filho de Deus.

Diante disso, quero destacar aqui sete importantes características deste Santo Nome, retiradas no livro “As Glórias de Maria” de Santo Afonso Maria de Ligório:

  1. Nome Santo

“O nome augusto de Maria, como Mãe de Deus, não era coisa terrena, ou inventada pela mente humana ou escolhido por decisão humana, como acontece com todos os outros nomes que são impostos. Este nome foi escolhido pelo céu e imposto pelo arranjo divino, como evidenciou São Jerônimo, Santo Epifânio e outros santos”.

  1. Cheio de Doçura

“O glorioso Santo Antônio de Pádua, reconheceu no nome de Maria, a mesma doçura de São Bernardo, no nome de Jesus. “O nome de Jesus”, disse ele, “o nome de Maria”, disse um deles, “é alegria para o coração, mel para a boca, melodia para o ouvido de seus devotos”. “Lemos no Cântico dos Cânticos, na Assunção de Maria, os anjos perguntaram três vezes: Quem é esta que vem subindo do deserto, como colunas de fumaça? Quem é esta que está a aurora? Quem é esta que sobe do deserto repleto de alegria?” (Ct 3, 6, 6, 9, 8, 5).

  1. Fonte de Alegra e Inspiração de Amor

“Vosso nome, ó Mãe de Deus, como disse São Metódio é cheio de graça e de bênçãos divinas”. Assim, como São Boaventura disse, não podemos pronunciar o vosso nome sem receber alguma graça ao invocá-lo devotamente. Quando um coração está endurecido, como vós podeis imaginar, e todos desesperados, se ele vos chama, ó Virgem cheia de graça, tal é o poder do vosso nome, que suavizarás a sua dureza, porque sois quem conforta os pecadores com a esperança do perdão e da graça.

  1. Fonte de Fortaleza

“(…) Os demônios, diz Tomás de Kempis, tanto receiam a Rainha do Céu que, como do fogo, fogem de quem invoca o seu grande nome”. A própria Virgem revelou o seguinte a Santa Brígida: “Por mais endurecido que seja um pecador, imediatamente o abandona o demônio, se invoca meu nome com o propósito de emendar-se”.

  1. Fonte de Promessas do Próprio Jesus

“São maravilhosas as graças prometidas por Jesus Cristo aos devotos do nome de Maria, como disse Santa Brígida, conversando com a sua Mãe, revelando que todo aquele que invocar o nome de Maria com confiança e propósito de emenda, receberá estas graças especiais: dor de coração pelos pecados e a fortaleza para alcançar a perfeição e, finalmente, a glória do paraíso. Porque, disse o Divino Salvador, são para mim tão doces e queridas suas palavras, ó Maria, que não posso negar-vos o que pedistes.

  1. Fonte de Consolo

“São Camilo de Lellis, recomendou fortemente aos seus religiosos que ajudassem os moribundos com frequência a invocar os nomes de Jesus e de Maria como ele mesmo sempre fazia; e praticou consigo mesmo na hora da morte, como relata em sua biografia, repetindo os nomes tão docemente, tão amados por ele, de Jesus e de Maria, que inflamavam de amor a todos os que o ouviam”.

  1. Inspiração dos Santos

Dizia São Boaventura: “Roguemos, pois, meu amado e devoto leitor; roguemos a Deus que nos conceda a graça de ser, o nome de Maria, a última palavra que a nossa língua pronuncie, como Lhe pediu São Germano”.

E término este artigo com esta oração de São Boaventura ao Nome Doce de Maria:

“Para a glória do vosso nome, ó bendita Senhora, quando minha alma sair deste mundo, vinde-lhe ao encontro e tomai-a em vossos braços. Dignai-vos vir consolá-la com a vossa doce presença; sede o seu caminho para o Céu, alcançai-lhe a graça do perdão e o eterno descanso. Ó Maria, advogada nossa, a vós pertence defender os vossos devotos, e tomar a vosso encargo a sua causa diante do tribunal de Jesus Cristo”.

Que invoquemos cada vez mais o nome da Virgem Maria! Pois a Mãe de Deus nos defende de todos os males, e nos ajude nesta caminhada rumo à Pátria Celeste!

Lisa Galdino Sant’Ana

Missionária Presença