O direito canônico marca o fato de que todas as sextas-feiras do ano uma retirada de carne é mantida, mas em alguns países não se aplica a mesma regra, porquê?
Comer carne é um costume muito arraigado em todo o mundo, com pratos deliciosos são feitos que podem encantar os paladares mais exigentes, então, para muitas pessoas, é um verdadeiro sacrifício parar de comer.
O que diz a Igreja?
No entanto, a Igreja estipula que todos os fiéis são obrigados a fazer penitência, conforme indicado através do Código de Direito Canônico:
Todos os fiéis, cada um a seu modo, estão obrigados pela lei divina a fazer penitência; no entanto, para que todos possam unir em alguma prática comum de penitência, foram estabelecidos alguns dias de penitência, nos quais os fiéis se dedicam de modo especial à oração, a realizar obras de piedade e caridade e a negar-se, cumprindo suas próprias obrigações mais fielmente e, acima de tudo, observando o jejum e a abstinência, de acordo com os cânones.Canon 1249
Penitência de carne todas as sextas-feiras do ano!
Da mesma forma, o Código, nos cânones 1250 e 1251, regula a penitência e marca os dias e horários penitenciais, como segue:
Na Igreja universal, são dias e horários da penitência todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.
Todas as sextas-feiras, a menos que coincidam com uma solenidade, a abstinência de carne deve ser mantida, ou de outro alimento determinado pela Conferência Episcopal; o jejum e a abstinência serão mantidos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.
Quem é obrigado?
A este respeito, o cânon 1252 diz a carta:
A lei da abstinência obriga aqueles que atingiram os quatorze anos; o de jejum, a todas as eras, até que tenham cinquenta e nove anos de idade. No entanto, cuidem dos pastores de almas e dos pais que eles também formem em um verdadeiro espírito de penitência que, porque não atingiram a idade, não são obrigados a jejuar ou abstinência.
Por que em alguns países eles se abstêm de carne apenas na Quaresma?
Cada Conferência Episcopal deve determinar o que está em seu país, de acordo com sua situação específica, como marcado pelo cânon 1253:
A Conferência Episcopal pode determinar com mais pormenor o jejum e a abstinência, bem como substituí-las em tudo ou em parte por outras formas de penitência, especialmente com obras de caridade e práticas de piedade.
Salvar sextas-feiras
Precisando o mandato de fazer penitência às sextas-feiras, podemos parar de comer carne ou fornecê-la com algum outro sacrifício ou trabalho de piedade, mas não podemos esquecer de fazer algo para cumprir a penitência.
Autor: Monica Musoz
Fonte: Aleteia ES