A Bíblia no Carisma Presença

A Bíblia no Carisma Presença

” Apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” (Lc.1, 41)

A palavra que inspira o Carisma Presença a viver o mistério e sua missão está em Lucas 1,39-45 é a passagem da Visitação.

Nesse pequeno trecho em que Isabel ouve a saudação de Maria, se observarmos bem existe um itinerário para o consagrado do valor que a palavra de Deus deve ocupar em sua vida.

O primeiro contato que temos com Ela é quando penetra nossos ouvidos e a partir de então inicia seu percurso dentro de nós.

Ouvir implica em atenção e silêncio, não ouço perfeitamente se estou desatento e se houver muitos ruídos tanto ao redor como interiores, não a compreendo, não a compreendendo não a expresso e consequentemente não cumpro a minha missão, portanto o missionário Presença encontra na palavra de Deus a máxima expressão da Sua Voz!!

Essa voz que o salmista revela: ” A Voz do Senhor faz-se se ouvir com poder! A Voz do Senhor faz-se ouvir com Majestade! Fendem-se os cedros à Voz do Senhor.

Quebra os cedros do Líbano. Faz saltar o Líbano como um novilho, e o Sarion como um búfalo novo. A Voz do Senhor despede relâmpagos, a Voz do Senhor abala o deserto.

O Senhor faz tremer o deserto de Cades. A Voz do Senhor retorce os Carvalhos, desnudas as florestas. E em seu tempo todos bradam: “Glória”! ( Sl.28, 4-9)

Mas a palavra de Deus não nos transforma quando a ouvimos e interrompemos seu caminho com nossas vontades e distrações, porém se dermos atenção para aquilo que ouvimos com força vital, iremos permitir que Ela nos toque e é pelo Tato que ela nos transforma, somos como um barro nas mãos do Oleiro, restaura e nos une ao Sagrado. Foi esse o percurso que a voz da mãe do Verbo encarnado movida pelo Espírito Santo fez em Isabel, entrou pelos seus ouvidos atingindo seu útero, o lugar da fecundidade e da fertilidade.

A Voz penetrante de Deus na voz de Maria não queria somente repercutir sobre João Batista que estava em seu ventre, mas queria também curar e libertar Isabel da vergonha de anos, do tempo da culpa, do isolamento, da incerteza e do medo e da vergonha pela surdez do marido.

A Voz de Deus na palavra é como uma espada penetrante que vai muito além do que podemos calcular, penetra as Profundezas, como profundo foi o corte feito pela lança do soldado revelando o que Deus guarda para nós como um tesouro, a Sua Infinita misericórdia.

São Tomás de Aquino retrata esse momento do encontro da Virgem Maria e Isabel, ambas grávidas, de forma brilhante!!

Ele vai dizer que é o encontro da Voz com a Palavra!

Então agora torna-se possível se relacionar com Deus porque nesse encontro extraordinário é nos dado o dom de entender.

A passagem que rege o Carisma Presença inaugura para a humanidade o tempo novo, da misericórdia e do Espírito.

E diante dessa responsabilidade que o Carisma nos impõe devemos estar unidos a Palavra de Deus, numa perfeita comunhão para que não corramos o risco como diz São Jerônimo “Desconhecer a escritura é desconhecer a Cristo.”