O Jubileu Juvenil acontecerá em Roma, de segunda-feira, 28 de julho, a domingo, 3 de agosto de 2025: anunciou Dom Riccardo Pincerato, chefe do Serviço Nacional de Pastoral Juvenil (Snpg) da CEI, encerrando hoje em Sacrofano (Roma) os trabalhos da XVIII Conferência Nacional de Pastoral Juvenil sobre o tema “Domine, quo vadis?”, “Senhor, para onde vais?”. “A máquina organizacional – relatou Dom Picerato – já está em movimento para identificar os locais de acolhimento”.
O Jubileu dos Jovens será caracterizado por todos “os elementos típicos de cada Jubileu, vivenciando portanto a peregrinação, atravessando a Porta Santa, fazendo a Profissão de Fé e aproximando-se do sacramento da Reconciliação. O Jubileu, para o qual se espera hoje a publicação da Bula de indicação – lembrou – não é um encontro com o Papa”. O responsável pela pastoral juvenil da CEI forneceu então algumas informações práticas iniciais: “Em setembro, será entregue um subsídio criado pelos vários Escritórios e Serviços da CEI para ajudar a preparar eventos que possam ser realizados nas dioceses.
Quanto às inscrições para o Jubileu Juvenil, estas deverão abrir no próximo mês de Setembro e passarão pelo Serviço Nacional de Pastoral Juvenil. Os custos dos pacotes serão estabelecidos com o objectivo de incentivar a participação do maior número possível de jovens. Esta é – explicou Dom Picerato – uma informação que nos será comunicada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. As inscrições devem encerrar na próxima primavera.” Quanto aos jovens italianos presentes no Jubileu, “a CEI pensa num evento para eles, que deverá realizar-se na quarta ou quinta-feira na zona de Centocelle (Roma).
Na terça-feira, porém, deverá haver um momento de acolhimento oferecido pelos jovens da cidade de Roma aos seus pares de todo o mundo; Quarta e quinta-feira serão dedicadas à peregrinação a São Pedro e à passagem da Porta Santa. A sexta-feira é reservada para o sacramento da Reconciliação. A Vigília de sábado à noite e a Missa de domingo, 3 de agosto, ambas com o Papa, serão celebradas em Tor Vergata”.
O tema do Jubileu, segundo a tradição, é escolhido pelos Pontífices para tentar ler e responder às necessidades culturais dos tempos: “O que o Papa Francisco quis para o Jubileu de 2025 é ‘Peregrinos da Esperança’. É uma oportunidade – reiterou Dom Pincerato – de fazer uma “pausa” com os nossos jovens sobre o tema da fé, revendo documentos como “Spe Salvi” de Bento XVI e os textos e discursos do Papa Francisco dos últimos anos. A esperança, do ponto de vista bíblico, equivale à fé.
O tema pretende também ser um alerta que nos lembre que, a nível cultural, existe o risco de nos tirarem a fé, a esperança e a possibilidade de encontrarmos Deus. Os caminhos que percorreremos no próximo ano – concluiu o dirigente. do Snpg – terá como objetivo proporcionar aos jovens a experiência de Deus. O Jubileu tornar-se-á assim um ponto de caminho para acompanhar os jovens”.