Arcanjos contemplam Deus face a face

Deus em sua infinita bondade, criou, além das coisas visíveis, as invisíveis. Isso mesmo, há seres espirituais que estão do meio de nós.

Através da Sagrada Escritura, percebemos que estes, são chamados anjos. A palavra ‘anjos’ significa mensageiro. Ou seja, os seres não corpóreos são servidores e mensageiros de Deus junto aos seres corpóreos, ou seja, nós!

Santo Agostinho diz que: “O anjo é espírito por aquilo que é e anjo por aquilo que faz. E porque contemplam Deus face a face, são heróis fortes que executam suas ordens e obedece a suas palavras”.  Assim, os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem seus desígnios de salvação em relação as demais criaturas.

Deus Pai criou milhares de anjos e designou um ofício a cada. Dessa forma, essas criaturas estão organizadas em diversas hierarquias e cada um possui uma tarefa especial.

De forma particular, a igreja festeja a memória de três arcanjos:  São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

São Rafael

 Rafael foi o único, segundo as Escrituras, que assumiu a forma humana e viveu entre os seres humanos durante alguns meses. Ele é conhecido como o Arcanjo da Cura e da Proteção.

 

Segundo o Antigo Testamento, no livro de Tobit, foi o arcanjo que acompanhou o jovem filho deste, Tobias, como guia conhecedor da região, na longa e perigosa viagem que fez à Média, no Egito. Ele protegeu Tobias durante esse período e auxiliou-o na tomada de importantes decisões, como o casamento com Sara, sua parenta, a qual curou de uma obsessão. Ao retornarem da viagem, também ajudou na cura da cegueira de seu pai, Tobit e depois disso, apresentou-se:

“ […] chamou-os à parte e disse-lhes: “Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu […] Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à glória do Senhor […]” Pai e filho, cheios de espanto caíram com a face em terra, com grande temor. Mas ele lhes disse: “Não tenhais medo […] Se estive convosco, não foi por pura benevolência minha para convosco, mas por vontade de Deus […] E agora, bendizei ao Senhor sobre a terra e daí graças a Deus. Vou voltar para aquele que me enviou. Ponde por escrito tudo quanto vos aconteceu […]” (Tb 5-12).

Dessa forma, São Rafael é:

– Um intercessor importante para aqueles que buscam recuperação física, mental e espiritual;

– Patrono dos Viajantes para aqueles que estão em jornadas espirituais ou físicas. Ele é invocado para proteger e guiar todos que estão em movimento;

– Mensageiro de Deus, que orienta e protege ajudando-nos a encontrar o caminho certo em e a tomar decisões sábias, levando esperança divina aos corações;

– Exemplo de serviço desinteressado e disposto a auxiliar os necessitados.

Parte superior do formulário

 Que possamos sempre pedir a poderosa intercessão de São Rafael sobre nossa caminhada rumo ao céu! E vamos começar agora:

Glorioso Arcanjo São Rafael, celeste mensageiro destinado por Deus para nos servir de guia na peregrinação desta vida, para nos defender contra as ciladas do demônio e para curar as enfermidades da nossa alma e do nosso corpo. Nós invocamos vossa poderosa intercessão, seguros de que alcançareis por nós e nossas famílias aquelas graças singulares que dispensastes na santa casa de Tobias.
Vinde, pois, em nosso auxílio, e dignais ser nosso inseparável companheiro. Dirigi nossos passos ao caminho dos mandamentos divinos fazendo que nossos olhos estejam sempre abertos ao sol da verdade; procurando os remédios mais eficazes para curar e encher de fervor nosso espírito. Não nos abandoneis Santo Arcanjo! Nosso Senhor, Deus Todo-poderoso, que estais nos céus, e que é também o vosso, nos há confiado a vossa terna solicitude para que seja nosso guia neste desterro, nosso consultor nas dúvidas e nosso médico nas enfermidades. Acompanhai nossas almas até as deixar nos braços de seu criador para amar-lhe e bendizer lhe com vós eternamente. Amém.

São Miguel

 Miguel significa “Quem como Deus!” já refletindo sua profunda humildade. São Miguel é um dos príncipes do céu e protetor dos filhos de Deus e de sua igreja.

É o arcanjo da justiça e do arrependimento, além de ser de grande ajuda no combate às forças maléficas.

“[…] Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu. Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada – foi expulso para a terra, e seus anjos foram expulsos com ele. […]” (AP, 12,7).

Esse trecho nos revela, a grande batalha do céu, onde São Miguel expulsa Satanás e seus anjos para sempre do céu.

Importante explicar que essa batalha, não foi corpórea, uma vez que os anjos são imateriais. Contudo, São Tomás diz que a espada flamejante de São Miguel Arcanjo é a Palavra de Deus e que a batalha se deu no campo das ideias. A luta foi espiritual, mas, nem por isso, menos sangrenta.

Sendo então o guerreiro do céu, São Miguel é:

 – Líder dos exércitos celestiais na batalha contra as forças das trevas. Sua coragem e força espiritual são símbolos de luta contra o mal;

– Patrono e protetor dos soldados, das forças armadas, da polícia e de todos aqueles que se dedicam a proteger os outros. Ele é invocado para obter proteção e coragem em situações perigosas;

– Protetor dos enfermos e dos moribundos sendo auxílio aqueles que enfrentam doenças graves ou estão em seu leito de morte;

– Intercessor e defensor da justiça divina para aqueles que buscam justiça em suas vidas;

– Exemplo de devoção e serviço pela sua lealdade a Deus e obediência, mesmo diante da rebelião de Satanás.

Você sabia que São Miguel já apareceu para um bispo? Certa vez no alto do Monte Gargano, um pastor querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara, atirou uma flecha lá dentro, a qual retornou com a mesma velocidade, ferindo o pastor. Este fato chegou aos ouvidos do Bispo de Siponto, que entendeu como um sinal de Deus. Assim, ordenou um jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao Senhor que revelasse o que se tratava. Após os três dias, apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando que o Senhor queria que naquela caverna fosse uma igreja, para reviver a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção. No final do século V, foi construída na gruta o Santuário de São Miguel. O santuário está situado na província de Foggia, região da Puglia.

Peçamos a intercessão de São Miguel para a cura dos males de nossa alma, principalmente nosso orgulho e desobediência, e também dos males do corpo.

Oração:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

São Gabriel

Gabriel é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor”. Vários são os relatos bíblicos da presença de São Gabriel, mas a que mais demonstra a intimidade

de Gabriel com Deus é a anunciação à Virgem Maria; Ele é um profundo conhecedor dos mistérios divinos.

” No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.  O anjo, aproximando-se dela , disse: ‘Ave, agraciada! O Senhor é contigo’.  Ela ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você terá bebê e dará à luz um filho, e ele porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontece isso, se sou virgem?’ 35 O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, o menino que nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois para Deus nada é impossível’. Respondeu Maria: ‘Sou serva do Senhor; que acontece comigo conforme a tua palavra’. Então o anjo deixou.” LC 1,26-38.

Por isso, São Gabriel é para nós:

– Mensageiro Celestial que traz as boas notícias de Deus e comunicados importantes na história da salvação;

Protetor dos Viajantes : Em algumas tradições, São Gabriel também é considerado o protetor dos viajantes, auxiliando aqueles que estão em jornadas espirituais ou físicas.

– Exemplo de obediência e fidelidade a Deus, pois cumpriu sua missão com diligência e anunciou as boas novas da encarnação de Jesus Cristo com reverência.

Peçamos a intercessão de São Gabriel para a ouvir sempre, atentamente, as boas notícias   de Deus, que deseja sempre se revelar a nós.

Oração:

São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possamos captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanadas do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei com que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo, mas atentos ao Seu chamado. Amém.

Celebrar a festa dos três grandes arcanjos que as Escrituras nos dão a conhecer, é celebrar a comunhão que Deus deseja para os homens e o mundo espiritual. É dar-lhe graças pelo inestimável auxílio que os santos anjos nos prestam, pela sua companhia fiel, pela sua proteção constante e reconhecer que só Cristo, é o laço que faz do Céu e da terra uma grande família.

Samanta Cassia
Missionária Comunidade Presença