Arcebispo fala sobre temas do Congresso Eucarístico Internacional Quito 2024

Congresso Eucarístico Internacional de 2024 em Quito, Equador, de 8 a 15 de setembro, o arcebispo de Quito, dom Alfredo José Espinoza Mateus , disse que o congresso vai enfatizar o compromisso com a “vida” e a “fraternidade”.

“Espero que seja um congresso que se comprometa e leve à vida, que não seja um congresso que fique nas fórmulas teóricas, mas um congresso que parta da realidade, da visão que os oradores têm da realidade, e que leve o seu compromisso de fraternidade”, disse dom Mateus.

Durante uma coletiva de imprensa no Vaticano, Espinoza disse que o congresso eucarístico coincide com os 150 anos de quando o Equador se tornou a primeira nação a ser consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, em 1874.

O tema do 53º Congresso Eucarístico Internacional é “Fraternidade para Curar o Mundo”.

“O tema também evoca o título da encíclica Fratelli tutti e é inspirado no texto bíblico ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ “, disse o padre Juan Carlos Garzón, secretário-geral do congresso. “Portanto, estamos em harmonia eclesial e universal com o papa e com a América Latina”.

O papa Francisco nomeou o cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, como seu enviado especial para o congresso. Embora o próprio papa não compareça – ele estará em viagem apostólica na Ásia – milhares de fiéis e peregrinos devem se reunir na capital do Equador.

“Esperamos 5,5 mil pessoas, que é a capacidade do centro de convenções em termos do próprio congresso”, disse Espinoza. “Quanto às grandes celebrações, esperamos que milhares de pessoas participem – possivelmente 30 mil ou 40 mil pessoas.”


Informações: Kate Quiñones – ACI Digital