Embarcação é comandada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e foi criada em resposta ao apelo do Pontífice na JMJ Rio2013.
Com mais de 380 mil atendimentos, o Barco Hospital Papa Francisco completa quatro anos de trabalho levando saúde aos ribeirinhos da Amazônia. Comandado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, a embarcação foi criada após o apelo feito pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013. Na ocasião, o Pontífice questionou o Frei Francisco se a Associação e Fraternidade estava presente na Amazônia. Quando o Frei Francisco respondeu “Não!”, imediatamente o Santo Padre disse: “Então devem ir!”.
Graças a embarcação, comunidades que vivem em áreas de difícil acesso tiveram assegurados consultas, exames, cirurgias e até partos. Somente na última expedição, foram mais de sete mil atendimentos feitos, apesar das dificuldades enfrentadas devido à seca que assola os rios da região.
“Desde o início enfrentamos problemas por questões climáticas, mas conseguimos um bom lugar para atracar a embarcação e ofertar os serviços para a população ribeirinha de Faro. É uma satisfação poder contribuir nesse período de extrema seca na nossa região para que as pessoas possam receber uma saúde humanizada e de qualidade”, declarou o coordenador do projeto, Frei Afonso Obici.
Saiba como funciona o barco hospital
A embarcação conta com duas “ambulanchas” munidas de equipamentos de urgência e emergência. São 20 tripulantes fixos de cerca de dez voluntários que se revezam nos atendimentos das expedições, que duram em torno de dez dias.
O barco hospital conta com 32 metros de extensão e possui consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, ecocardiograma, ultrassom, eletrocardiograma.
Além do barco Papa Francisco, a Fraternidade conta hoje com mais duas embarcações para atendimento à população ribeirinha: o barco hospital São João Paulo II e o barco hospital São João XXIII.
Por: Christiane Sales
Fonte: Comunidade Shalom Notícias