Bispos da América Central convocam dia de oração pela Igreja na Nicarágua no dia da Imaculada

Os bispos do Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Guatemala convidaram os fiéis a participar de um grande dia de oração pela Igreja na Nicarágua no domingo, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada pelos nicaraguenses como a Puríssima.

“Na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, os católicos nicaraguenses levantam um louvor de admiração, conhecido como ‘a gritería’. Com ela, na Nicarágua e em toda a América Central, se expressa a tradicional devoção mariana, tão enraizada na piedade do nosso povo”, dizem os bispos da América Central em comunicado publicado em 29 de novembro, no final da assembleia.

gritería é celebrada no dia 7 de dezembro na Nicarágua, véspera da festa da Imaculada Conceição, na qual os fiéis percorrem as ruas e visitam altares erguidos em homenagem à Virgem Maria rezando, cantando e acendendo fogos de artifício ou pirotecnia, enquanto as pessoas gritam: “Quem causa tanta alegria? A Concepção de Maria!”.

No comunicado, os bispos manifestaram a sua “profunda solidariedade e comunhão com o povo de Deus na Nicarágua, que – muitas vezes – enfrenta uma realidade desafiadora”.

No texto, os bispos incentivaram os católicos de cada jurisdição ou paróquia a “unirem-se na oração àquele grito de fé e esperança, paz e liberdade, que o povo fiel dirige à sua Mãe e Padroeira. Nossos pensamentos estão com vocês, irmãos nicaraguenses. Unimo-nos fraternalmente ao seu grito, que respeitosamente espera encontrar uma resposta”.

O pedido dos bispos surgiu pouco antes da carta que o papa Francisco escreveu aos católicos da Nicarágua, na qual os encoraja a terem a certeza de que a fé e a esperança “fazem milagres”.


Informações: Walter Sánchez Silva – ACI Prensa