“Somos chamados a fortalecer o diálogo no âmbito da verdade, do respeito, da sinceridade e da abertura à escuta responsável”. É o que expressam os bispos da Conferência Episcopal da Colômbia na sua mensagem de início da Semana Santa , momento propício à oração e à reflexão. O convite, em particular, é analisar e aprofundar os problemas que o país atravessa e “o contributo que cada pessoa deve dar” para a construção de uma sociedade em que “todos os valores humanos da vida, da dignidade e da e fraternidade.”
“Somos chamados a fortalecer o diálogo no âmbito da verdade, do respeito, da sinceridade e da abertura à escuta responsável. É necessário aprofundar caminhos de diálogo que tenham como foco o bem comum, para garantir a reconciliação”, afirmam os bispos.
Garantir a coexistência e os direitos humanos
A mensagem do episcopado menciona como principal desafio “a força da violência que tende a aumentar”, situação que desafia toda a sociedade colombiana, especialmente a tomar medidas que garantam a convivência e os direitos humanos pessoais e comunitários.
Os bispos insistem que a sociedade não deve permitir que a violência imponha “um caminho diferente do diálogo e da centralização na palavra, como a melhor e mais poderosa ferramenta para superar os conflitos sociais, políticos, comunitários e familiares. Neste contexto, a mensagem recorda o apelo do Papa Francisco a recorrer incansavelmente à “força suave do diálogo”.
Cristo vence a morte
Os bispos encorajam aqueles que embarcaram no caminho do diálogo político ou social a superar os conflitos históricos, a avançar, assumindo a grande mensagem histórica da Páscoa. “Cristo vence a morte; e Nele o amor aniquila o ódio e a paz deixa a violência desarmada”, dizem.
“Que o Senhor Ressuscitado – conclui a mensagem – nos ajude a construir juntos uma convivência mais humana e mais pacífica que nos faça cantar na Páscoa, a uma só voz: “Este é o dia em que o Senhor agiu, seja a nossa alegria e a nossa alegria”
Informações: Notícias do Vaticano | Espanhol