Bispos da Espanha lançam catecismo para “quem perdeu a prática da fé”

Trata-se de adultos que foram batizados quando crianças, mas depois se afastaram da vivência da fé no cotidiano. Mas adultos não batizados também são contemplados.

Os bispos da Espanha publicaram um catecismo cujo público-alvo são os adultos que “perderam a prática da fé” – ou seja, foram batizados quando crianças, mas depois se afastaram da vivência da fé no cotidiano. A obra se chama “Buscai o Senhor” e foi lançada pela Edice, a editora da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Não é uma obra isolada: ela faz parte de uma coleção de quatro volumes, dos quais os três primeiros são dedicados, respectivamente, a crianças pequenas (“Meu Encontro com o Senhor”), a crianças um pouco maiores (“Jesus é Senhor”) e aos adolescentes e jovens (“Testemunhas do Senhor”).

A nova obra, além disso, não se restringe necessariamente aos adultos já batizados que se afastaram e querem reaproximar-se de Deus, mas também se volta aos adultos que nunca foram batizados, porém começaram a conhecer o Senhor e agora desejam ser batizados. O processo formativo é o mesmo para ambos os grupos de adultos, mas as celebrações litúrgicas do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos foram adaptadas aos diferentes níveis e condições, conforme explicou o pe. Francisco Torres, da diocese espanhola de Plasencia.

A CEE considera que os adultos que recebem hoje a catequese não mantêm a mentalidade dos seus antecedentes de décadas atrás, de maneira que os formatos de se apresentar a fé requerem adaptações às realidades sociais e culturais da atualidade.

O novo catecismo para adultos se organiza em quatro etapas:

  • pré-catecumenato: o essencial da fé católica;
  • catecumenato: o conteúdo da fé católica exposto de forma sistemática, integral e orgânica;
  • purificação ou iluminação: catequese doutrinal voltada à preparação para o batismo ou à renovação das promessas batismais;
  • mistagogia: introdução ao mistério dos sacramentos e integração do novo fiel à comunidade cristã.

Por: Francisco Vêneto

Fonte: Aleteia