Brasileiros participarão de eventos do Jubileu dos Comunicadores

Um grupo de brasileiros estará em Roma, em janeiro de 2025, para participar do Jubileu do Mundo da Comunicação do Vaticano que inaugura a programação dos Jubileu de 24 a 26 de janeiro. O evento reunirá comunicadores de diversas partes do mundo para compartilhar experiências e refletir sobre temas importantes no campo da comunicação eclesial.

Entre eles, o bispo de bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Valdir José de Castro, o professor da PUC Rio e assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, e o professor da PUC Minas, Moisés Sbardelotto.

Eles participarão de um congresso internacional especificamente voltado para os bispos e os diretores nacionais responsáveis pela comunicação das Conferências Episcopais, com a presença de cerca de 200 participantes de mais de 80 países.

Um dos temas a serem abordados na programação será a mudança do paradigma da comunicação, o surgimento das mídias sociais e dos influenciadores católicos. O debate focará nos desafios e nas vantagens das mídias sociais na comunicação da Igreja, tanto de indivíduos quanto de organizações, a partir de exemplos locais que possam ser úteis para os presidentes das Comissões Episcopais e diretores nacionais na discussão sobre suas estratégias nas mídias sociais.

Momentos fortes de espiritualidade

Como parte da programação, os brasileiros também participarão da audiência com o Papa Francisco, que acontecerá em 25 de janeiro, e viverão momentos fortes de espiritualidade, como a passagems pelas portas santas.

Dom Valdir pretende passar pela porta Santa da basílica de São Paulo Fora dos Muros. “Sou Paulino, e também quero viver ali o Ano Santo. São Paulo é o apóstolo da esperança cristã”, disse.

Levantamento digital, realizado pela CNBB até 13 de dezembro, identificou um grupo de 29 pessoas que atuam com comunicação eclesial no Brasil  que irão à Roma para participar no Jubileu dos Comunicadores.


Fonte: CNBB