Campanha mundial em vista de Pentecostes: nova meditação pelo Padre Cantalamessa

Uma proposta do novo serviço único da Renovação Carismática Católica

Publicamos a segunda mediação composta pelo Padre Raniero Cantalamessa OFM Cap., Pregador da Casa Pontifícia, em preparação para o grande encontro que o Papa Francisco presidirá em 9 de junho no Vaticano, por ocasião do Pentecostes ( www.charis.international).

A meditação faz parte da campanha de oração pela Igreja lançada pelo novo serviço único da Renovação Carismática Católica, estabelecido pela Santa Sé, com o nome de Charis em preparação para o Pentecostes.

Em nossa jornada de preparação espiritual para o Pentecostes de 2019, refletimos sobre a importância da oração para receber o Espírito. Nesta segunda reflexão, meditamos sobre a importância da conversão.

No Evangelho a palavra conversão retorna em dois contextos diferentes e é dirigida a duas categorias diferentes de ouvintes. A primeira é dirigida a todos, a segunda àqueles que já aceitaram o convite e estiveram com ele por algum tempo. Vamos mencionar a primeira apenas para entender melhor a segunda que é a que mais nos interessa, neste momento de passagem na vida da Renovação Carismática Católica.

A pregação de Jesus começa com as palavras programáticas:

“O tempo é cumprido e o reino de Deus está próximo; convertam-se e creiam no Evangelho “(Mc 1:15).

Antes de Jesus, a conversão sempre significava um “retorno” (a palavra hebraica, shub, significa reverter o curso, refazendo os passos de alguém). Indicou o ato de alguém que, em um certo momento da vida, percebe que está “fora do caminho”. Então ele pára, ele tem uma reflexão tardia; ele decide retornar à observância da lei e reentrar na aliança com Deus, fazendo uma verdadeira “reviravolta”. A conversão, neste caso, tem um significado fundamentalmente moral e sugere a ideia de algo doloroso para realizar: mudar os costumes.

Este é o significado usual de conversão nos lábios dos profetas, até e incluindo João Batista. Mas nos lábios de Jesus esse significado muda. Não porque ele gosta de mudar os significados das palavras, mas porque, com a sua vinda, as coisas mudaram. “O tempo está cumprido e o Reino de Deus chegou!” Converter não significa voltar para a antiga aliança e para a observância da lei, mas significa dar um salto adiante e entrar no reino, para apreender a salvação que chegou aos homens de graça, por iniciativa livre e soberana de Deus.

Conversão e salvação trocaram lugares. Não antes da conversão e depois, como conseqüência, salvação; mas pelo contrário: primeira salvação, então, como sua exigência, conversão. Não: arrependa-se e o Reino entrará em você, o Messias virá, como os últimos profetas estavam dizendo, mas: seja convertido porque o reino veio, está entre vocês. Converter é tomar a decisão que salva, a “decisão da hora”, como as parábolas do reino a descrevem.

“Arrepender-se e acreditar” não significa duas coisas diferentes e sucessivas, mas a mesma ação fundamental: converter, isto é, acreditar! Converta-se acreditando! Tudo isso requer uma verdadeira “conversão”, uma mudança profunda na forma como concebemos nossas relações com Deus, requer passar da idéia de um Deus que pede, que ordena, que ameaça, a idéia de um Deus que vem com as mãos cheias para nos dar tudo. É a conversão da “lei” para a “graça” que era tão cara a São Paulo.

Vamos agora ouvir o segundo contexto em que, no Evangelho, falamos de conversão:

“Naquele momento os discípulos se aproximaram de Jesus dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? Então Jesus chamou-lhe uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo que, se não converterdes e não fôr como filhos, não entrarás no reino dos céus” (Mt 18: 1-4).

Desta vez, sim, essa conversão significa voltar, mesmo quando você era criança! O verbo usado, strefo, indica reversão. Esta é a conversão daqueles que já entraram no Reino, acreditados no Evangelho, há muito tempo a serviço de Cristo. É nossa conversão, de nós que temos sido durante anos, talvez desde o começo, na Renovação Carismática!

O que aconteceu com os apóstolos? O que a discussão sobre quem é o maior supor? Que a maior preocupação não é mais o reino, mas seu lugar nele, o eu. Cada um deles tinha algum título para aspirar a ser o maior: Pedro tinha recebido a promessa da primazia, Judas o peito, Mateus poderia dizer que ele tinha deixado mais do que os outros, Andre que tinha sido o primeiro a segui-lo, Tiago e João eles tinham estado com ele em Tabor … Os frutos desta situação são óbvios: rivalidade, suspeita, confronto, frustração.

Voltar as crianças aos apóstolos significava retornar ao que eram no momento do chamado às margens do lago ou na cabine de impostos: despretensioso, sem títulos, sem comparações entre eles, sem inveja, sem rivalidade. Rico apenas em uma promessa (“Eu vou fazer de você pescadores de homens”) e de uma presença, a de Jesus, retorno ao tempo em que eles ainda eram companheiros de aventura, não competidores para o primeiro lugar. Para nós também, o retorno das crianças significa retornar ao momento em que, pela primeira vez, fizemos uma experiência pessoal do Espírito Santo e descobrimos o que significa viver no senhorio de Cristo. Quando dissemos: “Jesus é o suficiente!” E nós acreditamos nisso.

Fico impressionado com o exemplo do apóstolo Paulo descrito em Filipenses 3. Ao descobrir Jesus como seu Senhor, ele considerou todo o seu passado glorioso uma perda, um lixo, a fim de ganhar a Cristo e exercer a justiça derivada da fé nele. Mas, um pouco mais adiante, ele sai com esta afirmação: “Irmãos, eu ainda não acredito que cheguei lá, só sei disso: esqueço o passado, inclino-me para o futuro” (Fp 3, 13). Que passado? Não mais de fariseu, mas de apóstolo. Percebeu o perigo de se ver com um novo “ganho”, uma nova “justiça” própria, derivada do que ele fizera a serviço de Cristo. Ele redefine tudo com essa decisão: “Eu esqueço do passado, me inclino para o futuro”.

Como não podemos ver em tudo isto uma lição preciosa para nós da Renovação Carismática Católica? Um dos muitos slogans que circularam nos primeiros anos da Renovação – uma espécie de grito de guerra – foi: “Devolvendo o poder a Deus!” Talvez ele tenha sido inspirado no verso do Salmo 68, 35 “Reconheça a Deus o seu poder”, que na Vulgata foi traduzido como “Restituir (renda) a Deus o seu poder”. Durante muito tempo, considerei essas palavras como a melhor maneira de descrever a novidade da Renovação Carismática. A diferença é que uma vez eu pensei que o choro era dirigido ao resto da Igreja e nós éramos aqueles que estavam encarregados de fazê-lo ressoar; agora penso que se dirige a nós que, talvez sem perceber, nos apropriamos em parte do poder que pertence a Deus.

Em vista de um novo recomeço da corrente da graça da Renovação Carismática, é necessário “esvaziar os bolsos”, redefinir-se, repetir com profunda convicção as palavras sugeridas pelo próprio Jesus: “Somos servos inúteis. Fizemos o que tínhamos que fazer “(Lc 17,10). Faça o nosso próprio propósito do Apóstolo: “Eu esqueço o passado, inclino-me para o futuro” Vamos imitar os “vinte e quatro anciãos” do Apocalipse que “lançam suas coroas diante do trono” e proclamam: “Tu és digno, ó Senhor e nosso Deus, de receber glória, honra e poder” (Ap 4:10). -11).

A palavra de Deus dirigida a Isaías está sempre atualizada: “Eis que faço uma coisa nova: agora brota, não reparas?” (Is 43, 19). Bem-aventurados somos nós se permitirmos que Deus faça a coisa nova que ele tem em mente para nós e para a Igreja agora mesmo.

Minha sugestão para a cadeia de oração: repetir várias vezes durante o dia uma das invocações dirigidas ao Espírito Santo na seqüência de Pentecostes, aquela que todos sentem mais sensível à sua necessidade:

Lave o que é sórdido.

Molhe o que está seco.

Saudável o que sangra.

Dobre o que é rígido.

Aqueça o que é frio.

Pega o que é errado.

Fonte:https://it.aleteia.org