Carlo Acutis será canonizado no mesmo dia da canonização de são João Paulo II

27 de abril, o beato Carlo Acutis será canonizado no Jubileu dos Adolescentes, no Vaticano. A data coincide com a da canonização de outro santo muito ligado aos jovens, são João Paulo II.

João Paulo II foi canonizado em 27 de abril de 2014, pelo papa Francisco. Na ocasião, também foi canonizado o papa João XXIII e estava presente na praça de São Pedro o papa Bento XVI. Por isso, a cerimônia ficou conhecida como o “dia dos quatro papas”.

Naquele dia 27 de abril de 2014, a Igreja celebrava o Domingo da Misericórdia, festa litúrgica celebrada no segundo Domingo de Páscoa, que foi instituída no ano 2000 por João Paulo II e que também será celebrada no dia 27 de abril deste ano, na canonização de Carlo Acutis.

“Santos do novo milênio”

São João Paulo II foi o criador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 1985. Por isso, e por sua proximidade com os jovens, ficou conhecido como o “papa dos jovens”. Em seus 26 anos de pontificado foram várias as ocasiões em que se dirigiu aos jovens, incentivando-os a seguir Jesus e buscar a santidade.

“Deus criou-nos para compartilhar a sua própria vida; chama-nos para ser seus filhos, membros vivos do Corpo místico de Cristo, templos luminosos do Espírito do Amor. Chama-nos para ser ‘seus’: quer que todos sejam santos. Caros jovens, tende a santa ambição de ser santos, como Ele é santo”, disse em sua mensagem para a XV JMJ, em 1999.

“Perguntar-me-eis: mas é possível ser santo hoje?”, acrescentou o papa polonês, ao constatar em seguida que “pareceria justamente impossível” se fosse para contar só “com os recursos humanos”.

João Paulo II disse que, “se o caminho é árduo, tudo porém podemos n’Aquele que é o nosso Redentor” e incentivou os jovens a se dirigir a Jesus. “Não procureis noutra parte aquilo que só Ele vos pode dar, uma vez que ‘não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar’ (At 4, 12). Com Cristo a santidade ‘projeto divino para todo o batizado’ torna-se realizável”, disse.

Carlo Acutis será o primeiro santo millennial, ou seja, que cresceu na virada do milênio.

Em meio do ano passado, foi reconhecido o segundo milagre que levou à canonização de Carlo, que será celebrada em 27 de abril. O milagre foi a cura de Valeria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica, que estava perto da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta em 2022. A mãe fez uma peregrinação a Assis e no túmulo do beato Carlo Acutis pediu a sua intercessão pela cura da sua filha.


Informações: Natalia Zimbrão – ACI Digital