Um espaço de formação e atualização missionária, vivência fraterna, oração e celebração para que os pastores da Igreja no Brasil possam fortalecer o seu “sim” à missão de Deus. Assim está resumida a proposta do novo curso oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM). De 9 a 11 de julho, em Brasília (DF), será realizado o curso “Atualização missionária para Bispos”.
A formação é promovida pelo CCM em parceria com a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Missão e Identidade episcopal
Segundo a Comissão para a Açao Missionária da CNBB, a proposta desse curso, além de contemplar o aspecto de atualização, leva também em conta o cuidado com a identidade episcopal dos participantes.
É recordada como motivação a exortação apostólica Pastores Gregis (PG, 24), na qual o Papa João Paulo II destacou: “missão e vida estão de tal forma unidas no Bispo que não se pode pensar nelas como duas coisas distintas: nós, Bispos, somos a nossa missão. Se não a cumpríssemos, deixaríamos de ser o que somos” (PG, 31). É por esse motivo que o curso pretende ajudar na conscientização “da índole missionária do seu ministério pastoral”. Assim, “toda a sua ação pastoral se deve caracterizar por um espírito missionário, para suscitar e conservar no espírito dos fiéis o zelo pela difusão do Evangelho” (PG, 65).
Programa Missionário Nacional
A oferta do curso concretiza as sugestões colhidas, nos 19 Regionais da CNBB, durante o processo de elaboração do Programa Missionário Nacional e as interpelações apresentadas pelos próprios bispos no Curso para Bispos de recente nomeação, organizado pela CNBB. Essas propostas encontraram eco no Programa Missionário Nacional que, dentro da prioridade “Formação”, inseriu o projeto “Formação missiológica”, sendo que uma das ações desse projeto é realização de cursos de formação missionária para diversos sujeitos eclesiais.
Metodologia
O curso contemplará reflexões temáticas; trabalho em grupos e debates, vivência fraterna, partilha de experiências; momentos orantes e celebração diária da Eucaristia e da Liturgia das Horas.