Começa o Outono no Hemisfério Sul

Dia 20 de março, inicia-se  o outono no hemisfério sul, época em que o céu está sempre aquele azul celeste, as chuvas começam a diminuir, as temperaturas ficam mais amenas, e mesmo com sol o dia inteiro, fica sempre uma brisa fria no ar, principalmente pela manhã e no início da noite.

Mas o que mais podemos esperar para esta estação tão boa do ano? Vamos começar pelas flores, apesar da estação não ser conhecida pelas flores, não deixa nada a desejar, é época da florada das Paineiras (Ceiba speciosa), que se destacam em meio a vegetação com suas flores com tons que vão do branco, passando pelo rosa e até lilás, outra árvore que se destaca nesta época é o ipê-roxo (Handroanthus avellanedae), que também nos presenteam com lindas flores em forma de buquê e que quando caem ao chão formam um lindo tapete roseo.

Também é época da floração de diversas orquídeas do gênero Cattleya, também as flores-de-maio (Schlumbergera truncata) que ficam o ano inteiro como que um cacto verde, desabrocham suas flores coloridas nas varandas de nossas casas, onde sempre os beija-flores vêm fazer uma visita, também florescem as plantas que preferem um clima ameno, como gérbera (Gerbera hybrida), lírios (Lilium ssp) e margaridas (Leucanthemum vulgare), sabugueiro (Sambucus nigra) planta medicinal que atraem muitas abelhas melíferas e uma infinidade de outras espécies de flores.

Está estação é conhecida por seus frutos, tangerinas, caqui, kiwi, maçã, pêra, uva e muitas outras. Com a temperatura mais amena, também fica ideal para produção de diversas hortaliças e legumes. É época também da famosa safrinha, que é o plantio de uma segunda safra logo após a colheita de verão, onde geralmente produz milho, sorgo e em muitos lugares o girassol, que nos encantam com suas flores.

O domingo de Páscoa no hemisfério sul, sempre acontece no outono, pois a festa é comemorada no domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono (para quem está no hemisfério norte acontece na primavera), a partir daí é calculado o calendário litúrgico de toda a quaresma e de Pentecoste, que é contado a partir desta data.

Enfim, o outono é a preparação para o inverno que logo vai se aproximar, também é época de colheita é época de flores, que tal aproveitar esta época, que sempre está ligada com o fim da quaresma e ao domingo de Páscoa, para nos preparar e obtermos também uma boa colheita de frutos e de flores em nossa vida.

André Luís Fernandes Crupelati 
Engenheiro Agrônomo
Missionário Comunidade Católica Presença