Começou no 24 de maio, a Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujos trabalhos continuarão até 31 de maio. Participam do evento os diretores nacionais das POM de todos os continentes, cerca de 120, juntamente com o Presidente, os Secretários Gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o responsável pela Administração. A “Fraterna Domus” de Sacrofano, na província de Roma, acolherá os trabalhos que serão abertos esta tarde, sexta-feira, 24 de maio, com as boas-vindas e o relatório de Dom Emilio Nappa, Secretário Adjunto do Dicastério para a Evangelização e Presidente do Pontifício Sociedades Missionárias.
A seguir está o Relatório do Conselho de Finanças. Amanhã, sábado, 25 de maio, os participantes da Assembleia serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco, logo a seguir terá lugar a celebração eucarística presidida pelo Pró-Prefeito da Secção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares do Dicastério. para a Evangelização, o Cardeal Luis Antonio G. Tagle, na Capela da Domus Sanctae Marthae.
No domingo a Assembleia continuará com reuniões continentais e as duas primeiras sessões de “melhores práticas”, apresentadas por Brasil e Paraguai.
Este espaço será realizado todos os dias, na segunda-feira será a vez da África do Sul e Nigéria, na terça-feira Uganda e Itália, na quarta-feira Portugal e Paquistão, na quinta-feira Laos Camboja e Ilhas do Pacífico.
Na segunda-feira, 27 de maio, a manhã começará com os discursos do Padre Tadeusz Nowak, OMI, Secretário Geral da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, e da Irmã Roberta Tremarelli, AMSS, Secretária Geral da Pontifícia Obra para a Infância Missionária.
Em ambos os espaços dedicados às atividades dos Secretariados Internacionais, bem como nos outros dois programados para a manhã de terça-feira, serão ilustrados o relatório do ano passado e a previsão orçamentária das respectivas Obras. Cada relatório será seguido de momentos de discussão e esclarecimento sobre os conteúdos expostos.
A tarde de segunda-feira continuará com o discurso do Cardeal Luis Antonio G. Tagle e concluirá com o relatório do Administrador, a aprovação do orçamento para 2023 e a previsão orçamentária para o ano em curso.
Terça-feira, 28 de manhã, continuamos com Padre Guy Bognon, PSS, Secretário Geral da Pontifícia Obra São Pedro Apóstolo e Padre Din Anh Nhue Nguyen OFM Conv, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária e Diretor do Centro Internacional de Animação Missionária . À tarde espaço para Dr. Gianni Valente, Diretor da agência de informação Fides, e uma sessão dedicada à identidade e missão das POM em nível nacional e diocesano.
Para quarta e quinta-feira está marcada uma sessão plenária sobre os estatutos das POM com trabalhos de grupo, definição dos próximos passos a serem dados e diálogo entre os Diretores das POM e o Comitê Executivo.
Na sexta-feira, 31 de maio, último dia da Assembleia, estão previstas as diversas obrigações finais da Assembleia e o discurso final do Presidente das POM, Dom Emilio Nappa.