Comissão para o Laicato da CNBB se encontra com o desafio de avançar na vivência da sinodalidade em suas ações

Dias 21 e 22 de fevereiro, a Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Grupo de Reflexão da Comissão se encontram em Brasília para encaminhar temas que estão no seu âmbito de atuação como o seu 24º o Plano de Pastoral, e outros.

Segundo o bispo de Araguaína (TO) e presidente da Comissão para o Laicato, dom Giovani Pereira de Melo, a reunião tem o objetivo de partilhar as experiências e avançar na organização das pautas da Comissão como as atividades pensadas pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), pelo Centro Nacional de Formação Política dom Helder Câmara (Cefep), pelas associações laicais e famílias de carismas.

“A gente revisitou o nosso 24º Plano de Pastoral e também  estamos refletindo como vamos dinamizar a vivência da sinodalidade no âmbito das ações da Comissões. Outra pauta que temos são as Diretrizes que estão sendo elaboradas pela Igreja no Brasil. Estamos pegando o texto que nos foi entregue para ver o que a Comissão do Laicato vai na 62ª Assembleia da CNBB”, disse.

Parâmetros de Formação

Dom Giovani disse que a Comissão vai também revisar os Parâmetros da Formação dos Cristãos Leigos e Leigas  para ser apresentado ao Conselho Episcopal Pastoral (Consep) como uma proposta de Documento de Estudos da CNBB.

O grande evento que está mobilizando a Comissão, de acordo com dom Giovani, é a celebração dos 50 anos do CNLB, dia 22 de junho, que será precedido pelo 8º Encontro Nacional do Laicato, de 19 a 21, culminando com uma Romaria dos Cristãos Leigos e Leigas ao Santuário de Aparecida e celebração de conclusão com o presidente da CNBB, o cardeal dom Jaime Spengler.

Participam da reunião os quatro bispos que acompanham a Comissão, os assessores do Setor Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), Laicato, membros do Grupo de Reflexão e o secretário executivo do Cefep.


Informações: Willian Bonfim – CNBB