Congresso Eucarístico Mundial: Delegados diocesanos de comunicação participam de oficina de formação

A jornada de formação incluiu trabalhos práticos em laboratórios especializados de escrita jornalística, media training, redes sociais e comunicação digital. Da mesma forma, foram desenvolvidos painéis com especialistas em comunicação pastoral, acadêmicos e jornalistas com ampla experiência em meios de comunicação privados de âmbito nacional.

“A comunicação a caminho da IEC2024” foi o tema central de uma jornada de formação que começou na quarta-feira, 10 de abril, na sede do Congresso Eucarístico Internacional, em Quito. Pelo menos vinte e cinco delegados de comunicação IEC2024 das diferentes jurisdições eclesiásticas do país participaram do workshop. O encontro procurou oferecer aos participantes conteúdos teóricos e ferramentas técnicas para fortalecer a tarefa comunicativa e promover o Congresso Eucarístico Internacional, tanto em ambientes eclesiásticos como seculares. Entre os conteúdos, o programa de formação incluiu uma reflexão sobre a importância da comunicação na Igreja, bem como a necessidade de comunicar e divulgar o Congresso Eucarístico Internacional 2024, como um grande encontro eclesial que deve ser comunicado.

IGREJA LOCAL O Programa De Formação Incluiu Uma Reflexão Sobre A Importância Da Comunicação Na Igreja Foto: IEC2024 Congresso Eucarístico Mundial: Delegados diocesanos de comunicação participam de oficina de formação A jornada de formação incluiu trabalhos práticos em laboratórios especializados de escrita jornalística, media training, redes sociais e comunicação digital. Da mesma forma, foram desenvolvidos painéis com especialistas em comunicação pastoral, acadêmicos e jornalistas com ampla experiência em meios de comunicação privados de âmbito nacional. 

“A comunicação a caminho da IEC2024” foi o tema central de uma jornada de formação que começou na quarta-feira, 10 de abril, na sede do Congresso Eucarístico Internacional, em Quito. Pelo menos vinte e cinco delegados de comunicação IEC2024 das diferentes jurisdições eclesiásticas do país participaram do workshop.

O encontro procurou oferecer aos participantes conteúdos teóricos e ferramentas técnicas para fortalecer a tarefa comunicativa e promover o Congresso Eucarístico Internacional, tanto em ambientes eclesiásticos como seculares. Entre os conteúdos, o programa de formação incluiu uma reflexão sobre a importância da comunicação na Igreja, bem como a necessidade de comunicar e divulgar o Congresso Eucarístico Internacional 2024, como um grande encontro eclesial que deve ser comunicado. A jornada de formação incluiu trabalhos práticos em laboratórios especializados de escrita jornalística, media training, redes sociais e comunicação digital. Da mesma forma, foram desenvolvidos painéis com especialistas em comunicação pastoral, acadêmicos e jornalistas com ampla experiência em meios de comunicação privados de âmbito nacional.

No primeiro momento do workshop, o Padre Livingston Olivares, presidente da Comissão de Comunicação IEC2024, deu as boas-vindas aos delegados e destacou a importância de fortalecer os processos de formação em comunicação, no caminho para o IEC2024. Equador acolhe o Congresso Eucarístico Internacional Durante a primeira apresentação do workshop, o secretário geral do Congresso Eucarístico Internacional, Padre Juan Carlos Garzón, destacou a decisão do Papa Francisco em escolher o Equador como sede do 53º Congresso Eucarístico Internacional, que tem como tema “Fraternidade para curar o Mundo”, iluminado pela citação bíblica “Todos sois irmãos” (Mt 23, 8).

Segundo ele, é a quinta vez que se realiza um Congresso Eucarístico Internacional na América Latina e a primeira vez que se realiza um encontro desta envergadura no Equador. Destacou que o Equador foi o primeiro país do mundo onde se realizou um Congresso Eucarístico Nacional, em 1886, fato que deve ser adequadamente comunicado. A cidade de Quito foi escolhida como sede do 53º Congresso Eucarístico Internacional do Papa Francisco por ocasião da comemoração dos 150 anos da Consagração do Equador ao Sagrado Coração de Jesus, evento ocorrido em 25 de março de 1874. . A Fraternidade é Eucarística Por sua vez, o presidente da Pontifícia Comissão para os Congressos Internacionais, padre Corrado Maggioni, que visita o Equador desde 4 de abril passado, comentou que, embora às vezes não pareça, “o tema da fraternidade é na verdade eucarístico”. .

Como ele disse, o sinal da Eucaristia é reunir-nos, reunir-nos. Acrescentou que a mesma “escuta na Liturgia da Palavra, a escuta de Deus que fala a todos nós, é uma experiência plena da Eucaristia, da presença de Cristo na assembleia reunida, no pão que se torna corpo de Cristo”. “. Enfatizou que o objetivo do congresso é: “Celebrar a Eucaristia e compreender o que se celebra; aprendam a distinguir entre o culto eucarístico relacionado com a adoração e o culto eucarístico relacionado com a celebração da Santa Missa, que é mais importante”. A jornada de formação, que se prolongará até sexta-feira, 12 de abril, começou com uma visita às instalações do Congresso Eucarístico Internacional e à tarde continuou com uma visita às instalações da Rádio Católica Nacional e posterior participação na solene Celebração Eucarística em que o episcopado equatoriano renovou a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, na Basílica do Voto Nacional.


Fonte: Zenit